Liverpool vence Chelsea no prolongamento e conquista Taça da Liga inglesa
Triunfo por 1-0 na final da prova
Corpo do artigo
O Liverpool triunfou este domingo sobre o Chelsea, por 1-0, com um golo de Van Dijk no prolongamento, tendo conquistado a Taça da Liga inglesa, no Estádio de Wembley. Os reds conquistaram assim, em 2024, a 10.ª Taça da Liga inglesa da sua história, depois de vencê-la em 1981, 1982, 1983, 1984, 1995, 2001, 2003, 2012 e 2022, reforçando o estatuto de recordista de troféus desta competição. O Manchester City, segundo do ranking, tem oito.
No Estádio de Wembley, em Londres, o defesa neerlandês Van Dijk chegou ao golo da vitória aos 118 minutos, de cabeça, na sequência de um canto cobrado pelo grego Tsimikas, depois de aos 60 ter visto um tento ser-lhe anulado pelo videoárbitro, por fora de jogo.
O Chelsea, que procurava conquistar a sua sexta Taça da Liga, foi a primeira equipa a marcar em Wembley, mas o golo de Sterling, aos 30 minutos, também foi invalidado, por posição irregular.
Separadas por 22 pontos na Liga inglesa, liderada pelo Liverpool, as duas equipas protagonizaram um jogo equilibrado, com várias oportunidades para ambos os lados, mas no qual o Chelsea acabou por quebrar no prolongamento.
Sem Salah e Darwin Núñez, ambos com problemas físicos, tal como o português Diogo Jota, o treinador do Liverpool foi obrigado a mexer na equipa logo aos 28 minutos, depois de o neerlandês Gravenberch ter saído lesionado, chamando a jogo o defesa Joe Gomez.
Tal como na final de 2022, em que as duas equipas decidiram o vencedor do troféu no desempate por grandes penalidades, favoráveis aos reds, o jogo chegou sem golos ao final do tempo regulamentar.
Numa altura em que já se antevia o desempate por penáltis, Van Dijk desfez o nulo, que decidiu o sucessor do Manchester United no palmarés do troféu.
O Chelsea, a fazer uma época pouco conseguida, como mostra o oitavo lugar na Premier League, perdeu ritmo no prolongamento, depois de ter protagonizado várias oportunidades de golo, uma das quais um potente remate ao ferro de Gallagher.
Com cinco Taças da Liga no seu palmarés, a formação londrina, venceu o troféu pela última vez em 2015, tendo sido derrotada nas finais de 2019, pelo Manchester City, no desempate por penáltis, e de 2022, pelo adversário deste domingo.