Médio argentino faz parte da lista de alvos do clube inglês, que contou com um emissário a assistir ao jogo entre os dragões e o V. Guimarães. Dortmund também estará atento
Corpo do artigo
A primeira época de Alan Varela no futebol europeu tem sido de afirmação plena. Não obstante os altos e baixos do FC Porto, o médio contratado ao Boca Juniors no último verão converteu-se em pedra basilar nas opções de Sérgio Conceição, algo que não passou despercebido entre a elite do Velho Continente. Como O JOGO deu conta em tempo oportuno, os colossos ingleses Manchester City e Liverpool têm o camisola 22 referenciado e, no último domingo, os “reds”, cujos emissários nem são dos mais assíduos no Estádio do Dragão, integraram a lista de observadores presentes nas bancadas do reduto azul e branco, com o intuito de recolherem notas sobre o centrocampista argentino.
Poderá dizer-se que o FC Porto-V. Guimarães não foi o melhor jogo para ver Varela em ação “in loco”, uma vez que, com os dragões em desvantagem (acabariam mesmo por perder), Alan foi substituído ao minuto 56. Contudo, o Liverpool, sabe O JOGO, está já bem documentado sobre as qualidades do médio de 22 anos, o sexto jogador mais utilizado - 2730’ em 36 jogos - por Conceição em 2023/24. Sinal de uma regularidade que é uma das valências apreciadas pelo emblema de Anfield, notícia por estes dias devido ao alegado interesse em Rúben Amorim, forte candidato à sucessão de Jurgen Klopp. De resto, o médio portista encaixa no perfil de jogador que o Liverpool pretende assegurar para 2024/25: um “trinco” propriamente dito. Para a posição, os “reds” contam atualmente com Wataru Endo e Bajcetic, mas até tem sido Mac Allister, compatriota de Alan, a desempenhar a função mais vezes.
Importa referir que, no domingo, houve mais “tubarões” a marcar presença no Dragão. Além do Liverpool e do “habitual” Manchester United, também Chelsea, Bayern e Atlético de Madrid, entre outros, enviaram emissários à Invicta. Na Alemanha, o nome de Alan Varela foi colocado na órbita do Borússia Dortmund pelo jornal “Bild”, que dá conta da intenção dos germânicos de contratarem um novo médio defensivo. Em termos de valores, o argentino estará, no verão, blindado por uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros, ele que custou 8 M€ aos cofres da SAD portista. E a rota é de valorização, porque recentemente estreou-se na seleção olímpica.