Reds, que chegaram a ter sete pontos de vantagem sobre o Manchester City, foram ultrapassados ao cabo de 29 jornadas da Premier League
Corpo do artigo
Um empate sem golos no Everton-Liverpool teve consequências drásticas no topo da classificação da Premier League, com os reds a serem ultrapassados pelo Manchester City, novo líder da classificação com um ponto de vantagem sobre a equipa treinada por Jurgen Klopp.
Este domingo, o Liverpool cedeu o quarto empate nos últimos seis jogos da Premier League, permitindo a reaproximação e posterior ultrapassagem do Manchester City.
Nas últimas dez épocas, o Liverpool não tem mais do que três vitórias em casa do Everton, com o registo recente no dérbi em Goodison Park a proporcionar seis empates, em 2019, 2018, 2015 (dois), 2013 e 2012.
A equipa de Sadio Mane, Mo Salah ou Firmino sentiu nesta 29.ª jornada o peso do dérbi, frente a um rival que no último jogo em casa tinha precisamente perdido com o outro candidato ao título, o Manchester City (2-0).
Frente aos crónicos candidatos, o Everton, treinado por Marco Silva, até tem tido dificuldades, não só perdeu com o City, como tinha sido goleado pelo Tottenham (6-2), ainda em dezembro.
Se o jogo deste domingo era um teste na candidatura ao título, o Liverpool falhou em toda a linha. A equipa, que liderava desde dezembro (após 16.ª jornada), tem vindo a perder sucessivos pontos, até ser agora ultrapassada.
Nas contas, o empate coloca quase quatro meses depois o City na liderança, com a equipa do português Bernardo Silva -- que no sábado venceu na visita ao Bournemouth (1-0) -, a ter um ponto de vantagem.
Além da mudança de liderança na Premier, nos jogos deste domingo o Chelsea foi vencer a casa do Fulham, na estreia de Scott Parker nos anfitriões, após a saída do italiano Claudio Ranieri.
Os blues, sextos na Liga, marcaram por Gonzalo Higuaín (20 minutos) e Jorginho (31'), enquanto que no Fulham, em 17.º classificado e na zona de descida, o golo foi de Calum Chambers (27').
Mais cedo, o Watford, com Domingos Quina no banco, garantiu a vitória nos descontos (90+2'), quando Andre Gray fez o 2-1 diante do Leicester, que teve Ricardo Pereira a titular.