Liverpool é protagonista da contratação mais cara da história da Premier League
Liverpool paga 125 milhões de euros (para já) pelo alemão, o seu reforço mais caro de sempre. Na época passada, os reds gastaram apenas 12 milhões e acabaram a festejar o primeiro título de campeão em cinco anos; agora já vão praticamente nos 200 e prometem não ficar por aqui.
Corpo do artigo
A dez dias de fechar o mês de junho, já há clubes ingleses a ultrapassar a barreira dos 100 milhões de euros em reforços para 2025/26. Mais: o Liverpool, que se sagrou campeão na temporada agora finda depois de investir apenas 12 milhões, irá nos próximos dias ultrapassar os 200 milhões em contratações – ontem foi oficializada a transferência de Florian Wirtz, por quem os reds irão pagar no imediato 125 milhões de euros ao Bayer Leverkusen (contratação mais cara da história da Premier League), e no início da próxima semana deverão anunciar a compra de Milos Kerkez, que deverá render 47 milhões ao Bournemouth.
A tendência tem vindo a agudizar-se nas últimas temporadas, consequência do assombroso poderio financeiro da Premier League, com os maiores gastos a pertencerem naturalmente aos habituais candidatos ao título. Além do campeão – que estará também na perseguição a Marc Guéhi (central do Palace) e Alexander Isak (avançado do Newcastle) –, o Manchester City e o Chelsea também já gastaram mais de 100 milhões para dotar os respetivos plantéis de mais opções: no caso dos blues, um dos reforços é o português Dário Essugo, contratado ao Sporting por 22,3 milhões e já integrado na comitiva que disputa o Mundial de Clubes.
Logo atrás, surgem Manchester United e Tottenham, com os red devils a gastarem 74,2 milhões numa única contratação: Matheus Cunha, ex-jogador de Vítor Pereira no Wolverhampton. Os spurs, por seu lado, despenderam 60 milhões para reter em definitivo dois atletas com os quais já tinham contado em 2024/25 por empréstimo (Mathys Tel, ex-Bayern de Munique, e Kevin Danso, ex-Lens), tendo, entretanto, gasto 11 M€ junto do Hajduk Split para assegurar os serviços de Luka Vuskovic, central croata de apenas 18 anos que já soma três temporadas a jogar pelos seniores.
O Arsenal é, por agora, o único dos candidatos que ainda não anunciou qualquer contratação para a nova temporada, ainda que ontem tenha fechado a compra de Martin Zubimendi, médio internacional espanhol de 26 anos, por quem irá pagar à Real Sociedad os 60 milhões da cláusula de rescisão. A transferência será oficializada apenas a 1 de julho, a pedido do clube basco.