Liverpool-Atlético de Madrid terá causado 41 mortes por covid-19, indica estudo
É uma das notícias do dia em Inglaterra: jogo da Liga dos Campeões em Anfield contribuiu significativamente para a propagação do coronavírus em Inglaterra.
Corpo do artigo
Uma análise a dados dos Serviços de Saúde britânicos (NHS) concluiu que a realização do jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid, referente à segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, terá conduzido ao registo de "41 mortes adicionais" por covid-19.
Os resultados do estudo são publicados pelo The Times este domingo e estão a suscitar debate no Reino Unido. O encontro de 11 de março entre "reds" e "colchoneros" foi a última grande partida a ser jogada em solo inglês antes de serem impostas restrições devido à pandemia.
O estudo supracitado aponta para a ocorrência de 41 óbitos relacionados com a covid-19 num período de 25 a 35 dias depois do jogo. O The Times refere que os dados analisados explicam que, quando o Liverpool-Atlético ocorreu, já existiriam cerca de 640 mil casos positivos de covid-19 em Espanha e 100 mil no Reino Unido. Nas bancadas de Anfield estiveram 52 mil espectadores, 3000 dos quais adeptos madrilenos.
O encontro, que terminou com a vitória da equipa espanhola por 3-2, é, por isso, apontado como um dos focos de propagação do novo coronavírus em terras de Sua Majestade.