Liverpool aplica ao FC Porto sofre a maior derrota europeia em casa. Nunca os dragões tinham perdido por mais de dois golos no Dragão
Corpo do artigo
O FC Porto foi derrotado, por 5-0, no Estádio do Dragão, passando a ser esta a maior derrota portista em casa em jogos das provas europeias. Do outro lado esteve um Liverpool imperial, que chegou ao Dragão como dono do melhor ataque da Liga dos Campeões. E confirmou isso mesmo durante os 90 minutos.
Mané (25') e Salah (29') marcaram em cinco minutos os dois golos da primeira parte, dando os primeiros sinais de um domínio que não parou e estendeu-se à segunda parte com mais dois golos do avançado senegalês (53' e 85') e outro de Firmino (70').
Foi uma noite para esquecer para o FC Porto e para o guarda-redes José Sá, que ficou ligado sobretudo ao primeiro golo do Liverpool, marcado por Sadio Mané, senegalês que acabou o encontro com um hat-trick. Primeiro, num lançamento com as mãos, o guarda-redes português colocou a bola na posse dos reds e depois, após o remate do avançado senegalês, deixou a bola passar debaixo do corpo.
O egípcio Salah aumentou a vantagem para os ingleses, aos 29 minutos, e a goleada continuou a ser construída por Mané, aos 53 e 85, e pelo brasileiro Roberto Firmino, aos 70.
Além da pior derrota caseira de sempre na UEFA, o FC Porto igualou também o pior resultado de sempre contra um emblema inglês, imitando os 5-0 sofrido no terreno do Arsenal, em 2010, também nos oitavos de final da Liga dos Campeões.