Equipa de José Fonte e Renato Sanches sofreu a terceira derrota da presente época e ficará à espera do resultado do jogo que opõe os perseguidores PSG e Lyon
Corpo do artigo
O Lille perdeu, este domingo, em receçaão ao Nimes, por 2-1, com o golo apontado pelo médio português Xeka a ser insuficiente para evitar a derrota do primeiro classificdado francês, resultado que coloca em risco a sua liderança na Ligue 1.
A formação visitante, que se encontra em zona de despromoção (18.º), adiantou-se no marcador aos 12 minutos, através do avançado senegalês Moussa Koné, mas Xeka restabeleceu a igualdade aos 20, cabendo ao atacante francês Renaud Ripart apontar o golo da vitória, em cima dos 45 minutos.
Com o capitão José Fonte e Xeka no onze titular, Christophe Galtier chamou ainda a jogo os outros jogadores lusos que tinha no banco, Renato Sanches (64 minutos) e Tiago Djaló (75), mas, apesar de ter dominado durante grande parte do tempo este encontro da 30.ª jornada, especialmente na segunda metade, o Lille não conseguiu fazer mais golos e saiu derrotado.
Com esta surpreendente derrota, apenas a terceira da época, o Lille mantém os 63 pontos e vai ficar à espera do resultado da partida entre o Paris Saint-Germain e o Lyon, os segundo e terceiro classificados, ambos com 60 pontos, e que se enfrentam neste domingo, para ver se é igualado no topo da tabela por algum deles.
Nos outros jogos disputados em França, o Lens (quinto classificado, com 48 pontos) venceu no terreno do Estrasburgo (15.º, com 33 pontos), por 2-1, graças aos golos de Haidara (05) e de Fofana (40), enquanto Bellegarde (20) marcou o único golo dos anfitriões.
O Montpellier (oitavo classificado, com 44 pontos) bateu em casa o Bordéus (13.º, com 36), por 3-1, conseguindo reagir ao golo inaugural do sul-coreano Ui-jo Hwang (28) e dar a volta ao marcador, por intermédio de Sambia (35), Laborde (58) e Mavididi (69).
O embate entre o Brest (14.º, com 35) e o Angers (10.º, com 40) terminou empatado a zero, enquanto o 20.º e último classificado Dijon foi derrotado no próprio estádio pelo Reims (12.º classificado, com 38 pontos), com um golo solitário de Boulaye Dia.
O Nantes (situado no 19.º posto, com 28) e o Lorient (17.º classificado, com 29 pontos) empataram a uma bola, com Randal Kolo a adiantar a turma de Nantes, logo aos dois minutos, e Lauriante a arrancar o empate, aos 87 minutos.