Ligue 1: Lille e Marselha impedidos de ter adeptos nos jogos fora até final da época
Episódios recentes de violência nos estádios motivaram mão pesada da Liga francesa.
Corpo do artigo
Os adeptos de Lille e Marselha estão proibidos de marcarem presença nos jogos fora das suas equipas até final da temporada, devido aos recentes episódios de violência nos estádios, anunciou esta quinta-feira a Liga Francesa de Futebol (LFP).
Esta decisão do Comité Disciplinar do organismo surge depois do caso mais recente de violência, quando na última quinta-feira, em jogo da Liga Europa, no Stade Vélodrome, o Marselha-Galatasaray esteve interrompido mais de 10 minutos, por causa dos distúrbios causados pelos adeptos das duas equipas.
Já esta temporada, cerca de 50 adeptos do Marselha invadiram o relvado num encontro com o Angers e deslocaram-se à bancada em que se situavam os adeptos rivais e, em agosto, o duelo entre Nice e Marselha foi primeiro suspenso e depois adiado, igualmente devido a problemas vindo das bancadas.
O dérbi do norte entre Lens e Lille também teve problemas, com o comportamento dos adeptos a obrigar a uma interrupção da partida de cerca de 30 minutos.
Além de proibir a presença de adeptos nos jogos fora, a LFP aplicou também aos dois clubes a dedução, de forma suspensa, de um ponto na classificação do campeonato, que será aplicada caso não cumpram o primeiro castigo.
Lens e Angers foram punidos com dois jogos à porta fechada, castigo que já cumpriram nas últimas rondas.
No Lille, atual campeão francês, atuam os portugueses José Fonte, Tiago Djaló, Renato Sanches e Xeka.