A próxima edição será a segunda com 36 equipas numa fase de grupo único. Sete clubes acedem através de rondas preliminares
Corpo do artigo
Com a qualificação da Atalanta esta noite para a fase regular da Liga dos Campeões, são já 16 as equipas qualificadas para a próxima edição da prova, a segunda que terá um grupo único de 36 equipas com oito jornadas. Um total de 29 clubes têm entrada direta na prova e sete através da fase de qualificação.
Enquanto em Portugal o representante português com entrada direta se decidirá na última jornada da I Lioga, entre Sporting e Benfica, as 16 equipas que já têm lugar marcado são, por ordem alfabética, Ajax, Atalanta, Atlético de Madrid, Barcelona, Bayer Leverkusen, Bayern Munique, Inter, Liverpool, Marselha, Mónaco, Nápoles, Olympiacos, PSG, PSV, Real Madrid, Slavia Praga.
O campeão da atual Champions e o da Liga Europa também tem direito a entrada direta, sendo que pelo facto de a final da Liga dos Campeões ser entre PSG e Inter, a vaga derivou para o Olympiacos.
Há ainda duas vagas por performance (para Inglaterra e Espanha), cinco de fase de qualificação de clubes campeões nas suas ligas ("Champions path") e duas de fase de qualificação por classificação nas ligas ("league path").
A Premier League, recorde-se, terá seis representantes com entrada direta e a Espanha cinco, sendo os países com mais equipas. Itália e Alemanha somam quatro, França três, Países Baixos dois, Portugal um assim como Bélgica, Turquia e Chéquia.