Liga dos Campeões: Kairat, Pafos e Bodo/Glimt qualificam-se, Celtic eliminado
Cazaquistão, Chipre e Noruega voltam a ter representantes na Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Kairat Almaty, Pafos e Bodo/Glimt fizeram hoje história e vão disputar pela primeira vez a Liga dos Campeões de futebol, com dois antigos detentores do título a ficarem pelo caminho nas primeiras decisões do ‘play-off’.
Após o nulo na Escócia, registou-se novo nulo na segunda mão, com a equipa do Cazaquistão, o Kairat, a conseguir pela primeira vez a qualificação para a Champions no desempate por penáltis (3-2).
Os cazaques contaram com Luís Mata e Jorginho no onze inicial, enquanto Paulo Bernardo foi suplente não utilizado nos escoceses. O japonês Daizen Maeda, que passou pelo Marítimo, com um penálti falhado, acabou por decidir a passagem do Kairat, que será o segundo representante do Cazaquistão na Champions, depois de o Astana já ter estado presente em edições anteriores.
Quem também terá novamente representante será o Chipre e a Noruega. O Pafos eliminou o Estrela Vermelha e o Bodo/Glimt afastou o Sturm Graz.
No caso do Chipre, o Apoel Nicosia já tinha marcado presença; no da Noruega, o Rosenborg.
A maior surpresa aconteceu com o Pafos, clube com apenas 11 anos de existência e, que depois de conquistar na última época o seu primeiro título cipriota, avança agora logo para a fase de liga na primeira participação de sempre na competição, a segunda em provas europeias, depois da estreia na Liga Conferência em 2024/25.
Depois do surpreendente 2-1 em Belgrado, com Pepe (fez a assistência para o golo decisivo) a titular e Domingos Quina como suplente não utilizado, um 1-1 foi suficiente para o apuramento do campeão do Chipre, com o brasileiro Jaja, ex-Casa Pia, a ser o herói com um remate certeiro aos 90 minutos.
Antes, aos 60 minutos, Ivanic tinha refeito a igualdade na eliminatória, num Estrela Vermelha que investiu em chegar novamente à Liga dos Campeões, como aconteceu em 2024/25, com contratações como o guarda-redes brasileiro Matheus, ex-Sporting de Braga, e o avançado austríaco Arnautovic, vice-campeão europeu no Inter Milão.
Bem diferente foi o duelo entre Bodo e Sturm Graz, depois da goleada de 5-0 alcançada pelos noruegueses na primeira mão, no Ártico. Os campeões austríacos ainda venceram por 2-1, mas a festa foi dos escandinavos.