Seleção kosovar abandonou o jogo antes do final e foi punida com a derrota por 3-0
Corpo do artigo
A UEFA anunciou esta quarta-feira que decidiu dar a vitória por 3-0 à Roménia, na secretaria, após o Kosovo ter abandonado a partida entre as duas seleções, relativa à quinta jornada da fase de grupos da Liga C da Liga das Nações.
A seleção kosovar abandonou o encontro antes do apito final porque foram entoados cânticos pró-Sérvia nas bancadas. Assim, o jogo não foi terminado e o Kosovo foi punido, ao ter infringido o artigo 25.01 dos regulamentos da Liga das Nações.
A Federação de Futebol do Kosovo terá ainda de pagar uma coima de seis mil euros.
A decisão da UEFA foi a de atribuir a responsabilidade ao Kosovo, mas não deixou de aplicar várias sanções financeiras à federação da Roménia, bem como um jogo à porta fechada, considerando ter existido um comportamento racista e xenófobo.
Com esta decisão, a Roménia, que terá de pagar uma multa acumulada de 128.000 euros de várias infrações, termina o Grupo C2 com 18 pontos e garante o apuramento para a Liga B, enquanto o Kosovo, segundo, com 12, jogará o play-off de subida B/C.
O Kosovo, recorde-se, declarou unilateralmente a independência da Sérvia, em 2008, algo que os sérvios e os romenos não reconhecem.