Lidera a Ligue 1 e elogia os treinadores portugueses: "Em vez de invejá-los..."

Pierre Sage
Lens
Pierre Sage, treinador do Lens, que lidera a liga francesa, concluiu um mestrado profissional em periodização tática em Portugal e deixou largos elogios para os técnicos do nosso país, falando deles como exemplo a seguir
Leia também Farioli dedica vitória a Luuk de Jong: "Não o teremos como jogador, mas como líder"
Pierre Sage, treinador do Lens, que lidera de forma surpreendente a Ligue 1 à 15.ª jornada, com mais um ponto do que o PSG, deixou no sábado, após uma vitória sobre o Nantes (2-1), de Luís Castro, grandes elogios para os técnicos portugueses.
Em conferência de imprensa, o timoneiro francês, de 46 anos, revelou que tirou um mestrado profissional no Porto precisamente pelo seu agrado pela forma como se trabalha na sua profissão no nosso país, falando ao mesmo tempo sobre os homólogos portugueses como um exemplo a seguir no seu país.
"Eu próprio formei-me em Portugal. Tirei um mestrado profissional em periodização tática no Porto. Como podem imaginar, se me comprometi com esse processo, é porque dou muito crédito ao que eles fazem e porque reconheço o trabalho deles há muitos anos. Em termos de organização técnica, eles são muito fortes porque têm um sindicato de treinadores muito ativo, o que lhes permite estar a par de todas as oportunidades de mercado que surgem e, assim, criar rapidamente redes de contacto e montar equipas com muita rapidez. Fazem isso muito bem, são muito organizados", começou por enaltecer, numa reflexão.
"Além desses aspetos de recursos e das metodologias de treino, nas quais eles são muito bons, há também o domínio das línguas. Eles têm a capacidade de aprender línguas rapidamente ou, pelo menos, de falar vários idiomas no staff, o que não lhes fecha portas e, no final, permite que comuniquem rapidamente com os jogadores e tenham um impacto eficiente no grupo. Portanto, eles preenchem muitos requisitos para terem oportunidades. E nós [franceses], em vez de invejá-los, temos de trabalhar para garantir que as nossas metodologias de treino são boas, falar bem as línguas e fornecer as informações certas aos colegas [de profissão] quando saímos de um clube", concluiu Sage.
Veja o vídeo:
️ Pierre Sage et le Portugal.
- CAPTÉ (@captemedia) December 5, 2025
Son master pro en periodisation tactique au Portugal.
Le travail des entraîneurs portugais.
Et à quel point les coachs français devraient se bouger pour s"en inspirer au lieu de les jalouser.@Pierre__Sage #RCLens pic.twitter.com/ctjXCEzUNW

