Avançado polaco foi treinado pelo atual diretor da Red Bull no Borussia Dortmund e admitiu que o então técnico alemão teve uma grande influência na sua carreira
Corpo do artigo
Robert Lewandowski, que a poucos dias de celebrar 37 anos se prepara para a sua quarta época seguida no Barcelona, salientou esta terça-feira a influência que Jurgen Klopp teve na sua carreira, falando no atual diretor alemão da Red Bull como uma espécie de figura paternal.
O avançado polaco foi treinado pelo então técnico no Borussia Dortmund entre 2010 e 2014 e revelou que, após ter sido contratado ao Lech Poznan, teve uma conversa com Klopp que desbloqueou todo o potencial que tinha para se tornar num goleador de alto nível na Alemanha.
“Quando eu me transferi para o Dortmund, era um rapaz muito jovem. Eu perdi o meu pai quando tinha 16 anos e era um miúdo muito mais fechado, não queria falar sobre as minhas emoções. No entanto, depois de alguns anos, conheci uma pessoa que não quero dizer que foi como um pai, mas algo parecido. Depois de ter sentido durante tantos anos a falta de uma conversa com o meu pai, eu tive-a com Jurgen. Eu lembro-me dessa conversa até hoje porque mudou a minha vida no futebol. Eu soltei a minha emoção para fora, soltei as palavras que tinha guardado há alguns anos e senti liberdade. Talvez tenha sido por causa disso que comecei a jogar cada vez melhor”, refletiu, em declarações à BBC.
Lewandowski assinou 103 golos e 28 assistências em 187 jogos ao leme de Klopp no Dortmund - vencendo duas Bundesliga, uma Taça e uma Supertaça da Alemanha - antes de rumar ao Bayern, em 2014, onde continuou a dominar o futebol alemão até mudar-se para o Barcelona, em 2022.