Antes do jogo com o PSG, treinador do Mónaco explica que o que falta ao Mónaco não se compra no supermercado
Corpo do artigo
O Mónaco tem este domingo, porventura, o encontro mais importante da época. Em jogo, nesta receção ao PSG, está a distância para a liderança da liga francesa, que pode passar para três pontos em caso de vitória, mas que também pode aumentar para nove em caso de derrota, o que nesta altura da época quase significaria o adeus monegasco à revalidação do título.
8942522
Uma partida que irá disputar-se apenas quatro dias depois da derrota contra o Leipzig na Liga dos Campeões e que, como tal, poderia chegar em melhor altura, conforme o próprio Leonardo Jardim implicitamente admite. "A confiança não se pode comprar no supermercado. Se pudesse, comprava para aí uns cinquenta quilos. Mas não, a confiança adquire-se é com trabalho", reconhece o treinador português, deixando depois entender que uma derrota pode tornar-se num fardo pesado para quem sonha terminar o campeonato na frente. "Se perdermos, teremos muitas coisas para disputar. O segundo lugar, os lugares seguintes", disse, passando unicamente a apontar, nesse caso, a uma participação na Champions de 2018/19: "Teremos de continuar a jogar com ambição. Esta época, o PSG está acima e as outras equipas também estão mais fortes, como o Lyon ou o Marselha. É preciso continuarmos em posição de nos qualificarmos para a próxima edição da Champions."
Se o Mónaco ganhar amanhã em casa ao PSG fica a apenas três pontos da liderança. Mas se perder fica a nove, o que, como Jardim admite, levará a equipa a repensar os objetivos desta época
Discurso pessimista de Jardim, mesmo que, conforme lembrou Unai Emery, o Mónaco, internamente, esteja exatamente igual à época passada. "Eles têm os mesmos pontos (29) da temporada passada com o mesmo número de jornadas realizadas. A diferença é que, provavelmente, nós estamos melhor do que estávamos nessa altura", assinalou, lembrando ainda que este "é historicamente um jogo difícil para o PSG". Com efeito, Jardim só perdeu uma vez com este adversário em seis partidas realizadas para a liga francesa, somando ainda duas vitórias e três empates. O português reconheceu: "Geralmente fazemos bons jogos contra o PSG. Jogamos em casa e queremos ganhar desta vez também."
Prematuramente eliminado da Liga dos Campeões (e da Liga Europa), o Mónaco não terá nada em jogo no encontro final do Grupo G, que realizará a 6 de dezembro no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto. "Já fomos afastados do nosso objetivo europeu e ainda temos um jogo para fazer, mas já não terá qualquer importância para a classificação e, por isso, é preciso pensar noutras coisas. E outras coisas serão o campeonato francês e as duas taças em que ainda estamos envolvidos", analisou Leonardo Jardim quanto ao assunto.