Mónaco saiu derrotado do terreno do Nice.
Corpo do artigo
O Mónaco, comandado pelo português Leonardo Jardim, assegurou a permanência na Liga francesa na última jornada, mesmo tendo saído derrotado do terreno do Nice, por 2-0.
O técnico luso bem pode agradecer a ajuda de Paulo Sousa, que levou o Bordéus à vitória pela margem mínima (1-0) no estádio do Caen, que era a única equipa que ainda poderia atirar o Mónaco para a segunda divisão francesa. Pela equipa monegasca, foram titulares os internacionais portugueses Adrien Silva e Gelson Martins, que seria substituído pelo compatriota Rony Lopes, aos 72 minutos.
O Bordéus quebrou assim uma série consecutiva de seis derrotas, com um golo do médio senegalês Younousse Sankhare, aos 19 minutos. Paulo Sousa registou duas vitórias, três empates e seis derrotas desde que assumiu o comando técnico dos girondinos.
Nos outros jogos desta sexta-feira, o Amiens recebeu e venceu o Guingamp por 2-1, garantindo a manutenção, enquanto o seu adversário desceu de divisão, acompanhando o Caen.
Pelo Guingamp, alinhou durante os 90 minutos o lateral-esquerdo português Pedro Rebocho, que esteve na origem do único golo da sua equipa, aos 66 minutos, ao executar o livre para a finalização de Alexandre Mendy.
Quem se salvou da descida direta ao soar do gongo foi o Dijon, que venceu na receção ao Toulouse por 2-1 e garantiu o 18.º lugar, que lhe dá direito a disputar a final do play-off com o Lens, que esta sexta-feira eliminou o Troyes, orientado pelo português Rui Almeida, nas meias-finais ao vencer por 2-1, após prolongamento.
De destacar as derrotas do campeão e do vice-campeão, PSG e Lille, em Reims e em Rennes, por 2-1 e 3-1, respetivamente, e a vitória caseira do Marselha por 1-0 sobre o Montpellier que lhe valeu a subida ao quinto lugar por troca com o seu adversário, em cujo onze alinhou durante os 90 minutos o central e internacional português Pedro Mendes.
Pelo Lille, alinharam os internacionais portugueses José Fonte, a titular, e o seu irmão Rui Fonte, que foi lançado em campo aos 75 minutos a render Loic Rémy.
Finalmente, o Nantes perdeu em casa frente ao Estrasburgo por 1-0, enquanto o Lyon deu a volta ao resultado no triunfo por 3-2 em Nimes, com golos aos 89' e 91'.
10922803