O frente-a-frente acontecerá no Estádio Nacional do Zimpeto, que no fim-de-semana recebeu a Taça de Moçambique
Corpo do artigo
Moçambique recebe este sábado algumas das glórias do Barcelona com vista à promoção do futebol naquele país africano. Credibilizar o futebol continua a ser a premissa daquele país que tantos jogadores já deu para o futebol mundial. Abel Xavier, atual selecionador de Moçambique, foi um dos últimos jogadores a atingir o patamar internacional.
Os Mambas, neste jogo simbólico, terão como treinador Viktor Bondarenko, o treinador russo, atualmente com 68 anos de idade, que já passou pela seleção moçambicana, e pelos clubes da capital, Costa do Sol e Matchedje de Maputo. Trabalhou também na Rússia, Egipto, Angola e África do Sul. São 30 as estrelas moçambicanas convocadas para este jogo, entre eles, o atual treinador do Songo, Chiquinho Conde, campeão nesta edição do Moçambola. João Chissano, ex-selecionador, Paíto que passou pelo Sporting e Armando Sá, que em Portugal jogou no Braga e no Benfica. Na frente de ataque atuará ainda Dário Monteiro, e Tico-Tico o, melhor marcador de sempre na história das seleções moçambicanas.
O frente-a-frente acontecerá no Estádio Nacional do Zimpeto, que no fim-de-semana recebeu a Taça de Moçambique, na qual o Costa do Sol, liderado por Nelson Santos venceu por 1-0 a campeão do Moçambola, Songo, com um golo do avançado Isac. O treinador português está de saída do clube canarinho, e tudo aponta para que continue no ativo em Moçambique, onde o mais provável é a entrada do Ferroviário de Maputo.
medium_New Image.JPG
Do lado do Barcelona estará Simão Saborosa, colega do moçambicano Armando Sá, no Benfica, nas três épocas em que o africano permaneceu no clube da Luz. Os brasileiros Rivaldo e Edmilson também marcarão presença, tal como Edgar Davids, Kulivert, Cocu, Eric Abidal, Zambrota, Luiz Garcia e Mendieta. A ausência de última hora é Ronaldinho Gaúcho, que preferiu marcar presença no México na "Partida pela Paz", um outro jogo solidário no qual também estará presente Luís Figo.
O encontro será certamente recheado de paixão típica deste país em torno do futebol. Todos acreditam que a troca de experiências possibilite a criação de novas pontes na valorização do jogador moçambicano. É neste sentido que o projeto Talent Spy prepara a primeira base de dados dos jogadores a atuarem nas principais competições.