Leipzig tremeu, Arsenal choca e más notícias para Portugal: o balanço da noite de Liga Europa
Confira quem está nos oitavos de final da Liga Europa.
Corpo do artigo
Já são conhecidos alguns dos clubes apurados para os oitavos de final da Liga Europa. CSKA, Lokomotiv, Atlético de Madrid, Dínamo de Kiev, Lázio, Plzen, RB Leipzig, Sporting, Lyon, Zenit, Milan, Arsenal, Dortmund, Atlético de Bilbau, Marselha e Salzburgo são as equipas que estarão presentes na próxima fase da prova, numa noite recheada de surpresas.
Primeiro, más notícias para o coeficiente português na Europa depois do empate do Sporting frente ao Astana (3-3). Os leões estiveram em vantagem mas permitiram que a equipa do Cazaquistão reduzisse na partida, confirmando, ainda assim, a passagem para os oitavos. Tal como Jorge Jesus havia projetado antes da partida, o Sporting procurava vencer a partida para não perder de vista a Rússia, face à queda de Portugal para o sexto lugar na tabela de coeficientes da UEFA. Esta queda, recorde-se, tem implicações no número de clubes portugueses que entram nas competições europeias. Para além disso, a presença de três equipas russas nos oitavos não ajuda Portugal.
No outro jogo a envolver emblemas nacionais, o Braga ainda sonhou frente ao Marselha, reduzindo a desvantagem na eliminatória através de um golo de Ricardo Horta aos 31 minutos de jogo. No entanto, os minhotos não voltaram a faturar e é o Marselha quem segue em frente na prova, vencendo por 3-1 no agregado das duas mãos.
Fora de portas, o Leipzig tremeu frente ao Nápoles. Depois da vitória por 3-1 em Itália, os alemães acabaram derrotados na Alemanha por 2-0, assegurando, ainda assim, a passagem para a próxima fase. A Lázio, por sua vez, deu a volta à desvantagem de um golo e fuzilou o Steaua de Bucareste por 5-1, enquanto o Lokomotiv de Manuel Fernandes e Éder eliminou o Nice por 4-2 nas duas mãos.
Um Atlético de Madrid de serviços mínimos venceu o Copenhaga por 1-0 (5-1 no agregado das duas mãos), enquanto as dores de cabeça continuam para o Villarreal. Depois do caso Rúben Semedo, os espanhóis estão fora da Liga Europa depois de uma derrota por 0-1 (1-4 no agregado) frente aos franceses do Lyon.
A maior surpresa da noite, no entanto, aconteceu no Emirates. Os suecos do Ostersunds foram a Londres assustar o Arsenal, vencendo por 2-0 ao intervalo. O Arsenal reduziu a desvantagem e passou aos oitavos, mas não se livrou de uma derrota por 2-1.
O Milan, do português André Silva, também segue em frente depois de uma vitória por 1-0 sobre o Ludogorets, com o resultado a ficar pelos 4-0 no agregado. Em Espanha, o Atlético de Bilbau teve de suar para carimbar a passagem aos oitavos, perdendo por 1-2 frente ao Spartak mas passando com um resultado de 4-3 no agregado duas mãos. O jogo, no entanto, ficou marcado pelos conflitos fora do San Mamés, que causaram a morte a um polícia basco.
O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa está marcado para esta sexta-feira às 12h00, em Nyon.