Leeds obrigado a pagar uma fortuna de multa a antigo jogador: eis o porquê
Jean-Kévin Augustin vai receber 24 milhões e 500 mil euros do clube que milita na Premier League. Avançado francês seria contratado sempre que o Leeds conseguisse a subida de divisão, mas a instituição não levou o negócio para a frente no momento da vitória no Championship
Corpo do artigo
Jean-Kévin Augustin levou o caso à justiça e venceu. O avançado francês, atualmente no Basileia, é o protagonista de uma história que obrigará o Leeds, da Premier League, a pagar uma multa de mais de 24 milhões de euros.
Em janeiro de 2020, a lutar pela subida de divisão, o Leeds conseguiu a contratação por empréstimo do avançado, que pertencia ao Leipzig. Ora, no momento de assinar contrato, o clube inglês garantia ao jogador a sua contratação a título definitivo em caso de promoção à Premier League.
16154162
O Championship ficou interrompido durante um par de meses, devido à covid-19, mas o Leeds lá conseguiu garantir o regresso à Premier League, acabando em primeiro. Seria o momento para desembolsar 18 milhões de libras pelo jogador, mas tal não aconteceu. É que o contrato terminava no final de junho e, por causa da pandemia, a subida só aconteceu em julho, tendo o Leeds justificado a decisão com esse pormenor.
Augustin, que jogou no Nantes logo na época seguinte, levou o caso à FIFA e ao Tribunal Arbitral do Desporto. As instituições deram razão ao jogador, que assim, receberá o valor referente ao contrato que iria assinar e que seria válido para cinco anos.
16153720