Laporta não desiste de Xavi: "Quem quiser vir para o Barcelona tem de esperar"
O presidente do gigante catalão não desiste da continuidade do treinador para além desta temporada, apesar de Xavi já ter reiterado que vai deixar o clube no verão
Corpo do artigo
Joan Laporta, presidente do Barcelona, concedeu esta sexta-feira uma entrevista ao jornal Mundo Deportivo, na qual revelou que o clube não está a negociar com nenhum treinador, apesar de Xavi já ter anunciado que vai deixar o clube no final da época.
A razão disso é o facto de o dirigente ainda acreditar que o técnico dos catalães poderá mudar de ideias até ao próximo verão, dando a entender que isso estará dependente de um eventual título no final da temporada.
“Já lhe disse que todos os treinadores querem vir para o Barça, mas que não vamos [contratar nenhum], pelo menos eu, que recebo propostas de todos os lados. Eu disse a Xavi: ‘Respeitamos o facto de ficares até ao final da época. Foi a tua decisão e estamos a ir bem, cada vez melhores. Repara, desde que o disseste [que ia sair do clube], voltaste a ganhar’ e piscámos o olho como quem diz que aqui pode acontecer algo, com as coisas a irem melhor e os objetivos a serem conseguidos”, declarou.
“Eu gostaria que ele continuasse e já lhe disse que aqui a pressão existe sempre. Perguntei-lhe se havia maneira de mudar de ideias, mas vi uma pressão insuperável na sua cara, por isso disse-lhe para relaxar se era assim que via as coisas. Ele continua a dizer que vai sair no final da época, mas logo veremos. Não vamos colocar essa pressão porque neste momento a nossa fórmula funciona. Por isso, podemos ir dizendo que não, não, não e depois...”, prosseguiu.
Ainda assim, caso Xavi cumpra a sua palavra e deixe o Barcelona no final da época, Laporta já sabe que tipo de perfil pretende para a sua sucessão.
“Aqui temos tudo muito claro. O treinador que venha terá que adaptar-se à nossa estrutura, é assim que tem de funcionar o Barça. Não podemos mudar de estrutura sempre que vem um treinador e isso é uma premissa fundamental. O Barça está acima de treinadores, jogadores, presidentes e diretores”, salientou.
“Vamos dar o nosso manual ao novo treinador e ele verá o que temos em casa, que terá de aproveitar e seguir. Além disso, as suas ideias futebolísticas devem enquadrar-se muito na nossa maneira genuína de jogar, que pensamos ser a melhor para competir e ganhar. Às vezes dizem que o nosso sistema está obsoleto, mas não concordo. Não podemos competir em corrida com equipas mais físicas do que a nossa. Nós competimos com a bola. Às vezes vejo jogos da Premier League que são muito atrativos porque a bola vai de um lado ao outro e, nesses jogos partidos, se jogarmos ali, damos-lhes um abanão. Tenho a certeza, vejo muitos jogos da Premier e, com o nosso sistema de futebol, damos-lhes um abanão”, vincou.
De resto, questionado sobre se nomes como Luis Enrique (comanda o PSG) ou Hansi Flick (sem clube) poderão dar entrada em Camp Nou em 2024/25, Laporta remeteu a sua resposta para o discurso que adotou no início da conversa.
“Quem quiser vir para o Barcelona terá de esperar até ao final [da época], porque não vamos fazer nada até que Xavi tome a sua decisão [definitiva]. Se decidir ir embora, os que realmente querem vir para o Barça terão esperado. Se não esperarem, não se passa nada, teremos uma solução”, concluiu.