
Xavi deixa o Barcelona no final da temporada
Presidente do Barcelona deixa elogios ao ainda treinador
Joan Laporta, presidente do Barcelona, concedeu uma entrevista programa de rádio "El Món a RAC 1" e falou, naturalmente, da saída de Xavi no final da temporada, algo já confirmado pelo próprio treinador.
"Ouvi com atenção o Xavi, que é uma pessoa honesta. Demonstrou uma dignidade absoluta. Ele adora o Barcelona e vi que tinha pensado no assunto. O que ele estava a propor era muito lógico, para aliviar a pressão sobre os jogadores e sobre si próprio, e que esta demissão adiada era boa para o clube", lembrou.
"Disse-nos que se demitia e pediu para terminar a época. Disse-nos também que renunciava ao ano que faltava do seu contrato. Disse-o com muita convicção. Respondi-lhe que tínhamos de lutar para manter a estabilidade. Disse-lhe que só aceitava esta fórmula porque ele é Xavi. Assumiu o clube numa situação muito complicada. Fez muito bem a época passada, de uma forma excelente na Liga e na Supertaça. Pensámos que reforçar o plantel e manter o que tínhamos iria correr bem e correu mal", afirmou, garantindo que o despedimento nunca esteve em cima da mesa. "Não vou demitir o Xavi porque ele não o merece. Ele merece que confiemos nele", justificou.
O sucessor é um tema a cargo do diretor desportivo Xavi. "Está entregue a Deco. Estou focado até o final da temporada", começou por responder. "Existem algumas premissas. Este clube tem uma política à qual o treinador deve-se adaptar. Mas há coisas que não podem ser dispensadas porque nos deram glória na nossa história", prosseguiu.
Sérgio Conceição, recorde-se, já foi apontado como possibilidade para o cargo.
