Palavras de Fabio Capello, antigo treinador do Milan e Real Madrid, à margem da apresentação dos nomeados para os prémios Laureus
Corpo do artigo
No mesmo dia em que foram revelados os desportistas nomeados para os prémios Laureus, Fabio Capello, ex-treinador do Milan e Real Madrid, considerou que Lamine Yamal, jovem futebolista que concorre ao galardão de revelação do ano, não tem a mesma “genialidade” do que Lionel Messi.
O ex-técnico italiano, embaixador da cerimónia, foi questionado o facto de o extremo do Barcelona, de 17 anos, campeão europeu por Espanha em 2024, já ter sido várias vezes comparado com “La Pulga”, devido à sua precocidade e pelo facto de também ter sido formado na "La Masía", mas colocou um travão nesse discurso.
“É um rapaz que está a fazer coisas importantes. Quando começou no Barcelona, disse-se que era o novo Messi e não, não chega a este nível. É um jogador extraordinário, espetacular, top, mas não tem a genialidade de Messi”, considerou.
Com a equipa feminina do Barcelona, onde joga a portuguesa Kika Nazareth, a equipa masculina do Real Madrid e a seleção masculina de Espanha a serem as únicas de futebol a terem sido nomeadas para o prémio de equipa do ano, Capello também enalteceu o domínio espanhol neste âmbito.
“Em Espanha joga-se o melhor futebol que se pode ver e também tem jogadores de grande qualidade que vêm de fora [do país]. Espanha é a campeã da Europa, ganhou a Champions, ganham demasiados títulos... Pelo segundo ano [seguido], os nomeados de futebol são todos espanhóis. Dominar deste forma é difícil”, concluiu.