Rio Ferdinand e Gary Lineker foram algumas das figuras mediáticas que reagiram ao talento do jogador espanhol de 16 anos
Corpo do artigo
Lamine Yamal tornou-se no mais novo futebolista da história a marcar na fase final de um Campeonato da Europa de futebol, ao apontar um golaço frente à França nas meias-finais. Com somente 16 anos e 362 dias, o talento do Barcelona bailou em frente à defesa gaulesa e, à entrada da área, atirou em arco perto do ângulo, indefensável, um golo que, então, valeu o empate 1-1, ao 21.º minuto.
Yamal é, como se percebe, uma figura incontornável na competição, sobretudo tendo em conta tão tenra idade. "Lamine Yamal faz coisas ilegais. Uma pessoa com 16 anos", reagiu Rio Ferdinand, antigo internacional inglês do Manchester United nas redes sociais.
Gary Lineker, antigo avançado da Inglaterra e agora conhecido comentador, vinca que nunca tinha visto tal coisa. "Não nos queremos empolgar, mas nunca ninguém fez isso. Até Messi foi mais tarde", comparou. "Não estou a dizer que ele vai ser um Messi ou um Maradona, mas pode ser. Para fazer o que ele está a fazer nesta idade, e ele é tão calmo. A tomada de decisão e o golo, ninguém nunca fez isso", prosseguiu, citado pelo jornal Mirror.
Na sua estreia neste Europeu, diante da Croácia, Yamal já tinha escrito o seu nome na história como o titular mais jovem na fase final do torneio, com 16 anos, 11 meses e dois dias.
A nível mundial, destronou Pelé como o mais precoce a disputar uma meia-final de uma grande competição, pois no brasileiro, no Mundial de 1958 na Suécia, competiu com 17 anos e 144 dias, marcando, também à França, três golos no triunfo canarinho por 5-2.
Este foi o terceiro golo de Yamal em 13 presenças pela seleção de Espanha.