Governo de Madrid não reconhece independência do país, mas a federação kosovar diz não estar disposta a que o encontro de qualificação do Mundial'2022 seja disputado em campo neutro
Corpo do artigo
No Grupo B de qualificação para o Mundial'2022, a Espanha vai defrontar o Kosovo, uma nação cuja independência não reconhece. A Imprensa espanhola admitiu a possibilidade de, para se contornar incidentes diplomáticos, de que o jogo decorresse num campo neutro, que não em território kosovar ou espanhol.
No entanto, a federação kosovar não gostou da ideia. "Quando for a anfitriã, a Espanha tem o direito a pedir que se jogue em campo neutro. Nós vamos querer jogar com eles em Pristina [capital do Kosovo]. Aliás, sabemos que existem outras duas seleções do nosso grupo que não nos reconhecem [Geórgia e Grécia], mas ainda agora vimos na Liga das Nações que os gregos não colocaram qualquer problema em vir cá jogar», explicou o líder Aqim Ademi ao "Zeri", avisando a turma comandada por Luis Enrique.
Recorde-se que o Kosovo declarou a independência unilateral da Sérvia em 2008, situação que a Espanha - e outros cinco países da União Europeia - não reconhecem. Pese embora isso, o país foi admitido pela UEFA e FIFA em 2016, estreando-se na qualificação para o Mundial'2018.