<strong>RANKING -</strong> Costa-riquenho é capaz de ter deixado o Real Madrid arrependido da decisão que tomou. E nisto dos guarda-redes é impossível não assinalar os números de Diogo Costa, um caso único nos principais campeonatos da Europa.
Corpo do artigo
Com um ex-madridista na baliza, o Paris Saint-Germain apurou-se em primeiro lugar no grupo de Liga dos Campeões, que incluía o campeoníssimo Real Madrid.
Uma e outra coisa até podem nem estar relacionadas, mas a forma irregular de Courtois continua a alimentar uma discussão antiga em torno da "dispensa" de Navas, tricampeão europeu e sempre muito competente na baliza "blanca", apesar de todos os anos ser colocado em causa com nomes de potenciais substitutos.
No PSG, o guarda-redes costa-riquenho adaptou-se como nem Buffon conseguiu. E é, por esta altura, o guarda-redes dos principais campeonatos europeus com mais "folhas limpas", que é como quem diz, mais jogos sem sofrer qualquer golo. Não em termos absolutos (também não fica longe), mas na relação com os jogos disputados. E a vantagem para Rakjovic é bem grande. Dirão que em França é muito fácil para o PSG, mas se incluíssemos só a Liga dos Campeões, a percentagem até seria maior: 75%.
Vlachodimos (Benfica) é o melhor entre os "portugueses" da lista. Marchesín vem a seguir. Na lista absoluta, o belga Mignolet, que saltou do Liverpool para o Brugge, conta com 13 folhas limpas, mas em 26 jogos. Para efeitos de pesquisa contamos todos os habituais titulares. Mas porque há suplentes que prometem, fomos também à procura daqueles que mais folhas limpas têm e encontramos... Diogo Costa. É o único das principais Ligas com 100% de eficácia. E já leva cinco desafios.