Al Ittihad já comunicou hipóteses de futuro ao atacante de 25 anos: empréstimo na liga saudita ou venda imediata. Avançado deixou de contar para Laurent Blanc, que quer abrir vagas de estrangeiros para contratar de acordo com ambições de luta pelo título. Al-Fateh na corrida, mas o português quer a Europa
Corpo do artigo
Depois de ter gozado estatuto de ídolo na passagem pelos escoceses do Celtic, onde contabilizou 73 jogos e 28 golos, Jota foi surpreendente aquisição na emergente liga saudita, chegando como reforço de um dos principais clubes, o Al Ittihad, que apostou em nomes como Benzema ou Kanté. Uma época no clube, no qual foi dirigido por Nuno Espírito Santo na época transata, parece ter sido suficiente, com o fim da linha a chegar por ordem de Laurent Blanc, que pretende abrir vagas de estrangeiros para contratar nomes sonantes.
Nesse sentido, e sabendo-se que Jota foi excluído dos planos após a digressão europeia, com a equipa a passar até por Portugal, o Al Ittihad estuda a melhor solução para o atacante, pretendido na Arábia Saudita pelo Al Fateh. Nas notícias que circulam no país, é apontado um cenário que passa pela cedência do jogador, mantendo o mesmo ordenado com contributos dos dois emblemas. Mas, sabe o JOGO que Jota, aos 25 anos, tem o desejo de relançar a carreira na Europa, esperando que o Al Ittihad olhe para um determinado conjunto de ofertas. O emblema saudita não descarta fazer dinheiro com o atacante, que marcou cinco golos em 29 jogos em 2023/24 e estará recetivo a medir os números que sejam colocados na mesa pelos hipotéticos interessados.
A solução que mais agrada a Jota passa por regressar à Europa, encontrar um bom campeonato e um bom clube, que ajudem a recuperar um astral importante, desafiando-se para outros voos. As boas cifras do futebol saudita atraíram o antigo internacional jovem e grande promessa do Benfica, mas a experiência deixou a desejar em alguns aspetos, até porque a utilização ficou aquém das expectativas.
Nos dados que são reportados, uma reunião entre as partes terá acontecido para estabelecer um caminho onde possam convergir interesses mútuos, até porque Jota assinou por três épocas com elevado vencimento, tendo o Al-Ittihad investido quase 30 milhões no atleta, que ainda rendeu boa fatia de lucro ao Benfica no bolo da operação.
O avançado está entre a lista de ajustes imediatos desejados por Laurent Blanc, sendo apontada a sua saída, bem como do brasileiro Luís Felipe, como imperiosas para avançar o processo de aquisições para 2024/25.