O treinador, que já experimentou os campeonatos de Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália, prestou declarações exclusivas ao Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID).
Corpo do artigo
O treinador José Mourinho, campeão em Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália foi "provocado" pelo Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID), que colocou a questão: quais foram os piores jornalistas que encontrou nos quatro países em que trabalhou?". A resposta foi indireta: "Os jornalistas que, em minha opinião, sabem mais de futebol são os italianos".
"Interessam-se mesmo pelo futebol, querem saber e perceber de futebol. Para mim são os que se preparam mais e ainda por cima têm uma linguagem muito rica", acrescentou, aquando do recente Forum de Treinadores, em Portimão, durante o qual lhe foi entregue o Troféu CNID de 2015, que ainda não tinha recebido pessoalmente.
"Os bons jornalistas em Portugal são muito bons"
E estabeleceu comparações: "Em Inglaterra há uma diferença muito acentuada entre os jornalistas e os comentadores e parece-me que há empatias e antipatias que definem as tendências. Há comentadores que se posicionam como grandes experts mas as máscaras caiem quando passam do ecrã ao banco".
"Os espanhóis amam o futebol e amam os seus clubes. São apaixonados e vivem futebol 24 horas por dia, nalguns casos demasiado clubistas", afirmou ainda.
Por fim, falou dos portugueses: "Quais? Os jornalistas, os comentadores, os bloguistas, os jogadores de "championship manager"? Os jornalistas? Os bons jornalistas em Portugal são muito bons".