Além do prémio de melhor marcador do último campeonato da Europa, o avançado do Benfica foi eleito também como melhor jogador do torneio, recebendo o troféu Golden Player.
Corpo do artigo
José Gomes, jogador do Benfica, foi eleito pela UEFA como melhor jogador do Europeu de Sub-17 que se disputou no Azerbaijão. O avançado, que já recebera o prémio de melhor marcador da fase final da competição, que Portugal venceu (sete golos apontados), foi também agraciado esta quinta-feira com o troféu Golden Player do Euro 2016.
Esta distinção, que Miguel Veloso também recebeu em 2003, coloca o avançado de 17 anos ao lado de vários nomes ilustres que, no passado, também já haviam sido reconhecidos e hoje são figuras de topo do futebol mundial como, por exemplo, os alemães Mario Gotze (2009) e Toni Kroos (2006), o espanhol Cesc Fàbregas (2004) e o inglês Wayne Rooney (2002).
Durante a semana, recorde-se, a UEFA já tinha colocado José Gomes, Diogo Leite e Diogo Dalot entre os dez mais promissores jovens revelados neste Europeu.