Jorge Mendes lucra sete milhões com a transferência de Trincão: eis os detalhes
Empresário fez contrato com o Braga no qual colocou vários patamares de bónus pelo sucesso de intermediação, ou seja, se a transferência ultrapassasse determinado valor, teria direito a mais um prémio
Corpo do artigo
Jorge Mendes arrecadou sete milhões de euros em serviços de intermediação com a transferência de Francisco Trincão para o Barcelona (feita por 30,9 milhões), algo que já se sabia e que o clube tinha, de resto, comunicado na altura à CMVM, mas na quinta-feira foram conhecidos os detalhes da operação mediante a publicação, por parte do site italiano "Calciomercato", do contrato de representação celebrado entre o clube e o empresário em novembro de 2019, numa altura em que o extremo nem sequer era aposta firme por parte de Sá Pinto (11 jogos, só um a titular).
O montante ganho por Jorge Mendes, bem acima dos dez por cento habituais relativos a intermediação (daria 3,1 milhões de euros), ficaram a dever-se a bónus de negociação.
Apesar de Jorge Mendes não ser o empresário de Trincão (é a Team of Future, de Bruno Carvalho), o Braga celebrou no dia 22 de novembro de 2019 um contrato de representação com o agente para este transferir o jogador.
Nesse contrato, o empresário estabeleceu os 15 milhões de euros como operação de base para a transferência, com os correspondentes dez por cento de comissão (1,5 milhões), e a partir desse valor definiu bónus: 1,25 milhões se a transferência atingisse 18 milhões, mais 1,25 se chegasse aos 21 milhões, mais 1,5 para 24 milhões e, por último, mais 1,5 se a operação suplantasse os 28,5 milhões. Tudo somado, deu os tais sete milhões.
12869534