De acordo com um painel escolhido por O JOGO, o clube rubro-negro inclui nada menos do que seis jogadores no onze ideal de entre os quatro principais candidatos ao título de campeão brasileiro.
Corpo do artigo
O Flamengo tem a melhor equipa do Brasil, o melhor treinador e neste momento, em vésperas de jogo grande no Maracanã, contra o Santos, reúne um favoritismo esmagador no que diz respeito à conquista do título de campeão. Estas as principais conclusões retiradas por O JOGO a partir de uma série de questões apresentadas a um painel de dez jornalistas desportivos brasileiros.
O Flamengo ainda não ganhou nada, mas, de acordo com os analistas, tem já os melhores intérpretes, o melhor técnico... e amplo favoritismo
Convidados a elegerem o melhor jogador da atualidade em cada posição, de entre os plantéis dos quatro principais favoritos ao título (Flamengo, Santos, Palmeiras e Corinthians, atualmente nos lugares da frente da tabela), os jornalistas, no seu conjunto, não deixam espaço para muitas dúvidas, ao incluírem nada menos do que seis futebolistas do Flamengo entre os mais votados.
Dois deles reuniram mesmo unanimidade total, com dez votos cada: Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, que não por acaso formam a dupla de avançados mais letal do país. Nos últimos cinco encontros, o Flamengo apontou 16 golos, sofrendo apenas dois. Gabigol e Bruno Henrique somaram sete tentos e dois passes para golo nessa mão-cheia de partidas.
Mas, pelo número de votos recolhidos, outros três elementos estão a merecer aprovação quase consensual: falamos do uruguaio De Arrascaeta, com quatro golos e três assistências nessas cinco partidas, do central Rodrigo Caio e ainda do médio-ofensivo Gerson, de regresso ao Brasil após uma passagem de três épocas pelo futebol italiano. Outro regressado, Rafinha, eleva para mais de metade (seis em onze) o número de jogadores rubro-negros no onze ideal.
Jorge Jesus ainda não ganhou nada de substancial, é verdade, mas pelo menos adquiriu já o direito a, quando amanhã entrar em campo para este confronto que pode deixar o Santos a cinco pontos, receber uma enorme ovação. "Míster! Míster! Míster", a nova alcunha de Jesus no Brasil, será por certo o cântico devotado nessa ocasião por parte de um público já (ou por agora) rendido a um treinador que parece ter condições para restituir a grandeza ao emblema mais popular do Brasil.
11296096
O último título de campeão brasileiro foi ganho há dez anos e, quanto a conquistas internacionais, há nada menos de 20 que o Flamengo não ganha nada. Muito pouco para um clube com 39 milhões de adeptos, segundo um estudo de 2012 que o deixa em primeiro lugar do mundo nesse particular.
Mas em apenas dois meses e 15 jogos realizados, Jesus fez feliz a nação rubro-negra. Os resultados recentes e a inegável qualidade das exibições são a prova, reunindo agora o Mengão um favoritismo esmagador no que diz respeito à conquista do título da Série A. De acordo com outra das perguntas feitas ao painel, o Fla tem, em relação aos principais concorrentes, quase o dobro das probabilidades de ser campeão.
Melhor treinador: português dá goleada em Mano, Sampaoli e Carille
Jorge Jesus ainda só fez 15 jogos no Flamengo, mas já convenceu tudo e todos, apresentando um futebol ofensivo com capacidades produtivas que há muito não se viam por aquelas bandas. O técnico tem mesmo a melhor média de golos por jogo no Brasileirão de entre todos os técnicos que já passaram no clube. Apesar do curto espaço de tempo, Jesus levou a melhor sobre Jorge Sampaoli (Santos) na pergunta, a este painel, sobre o melhor treinador do momento. O técnico recolheu sete votos, contra dois do argentino e um de Fábio Carille (Corinthians). Mano Menezes (Palmeiras) não teve votos.
Coluna de opinião
"Futebol ofensivo que dá resultados" - Vladimir Bianchini, jornalista da ESPN Brasil
"Pelas atuais circunstâncias, será muito difícil que o Flamengo perca o título. Jesus tem conseguido pôr a equipa a jogar um futebol ofensivo e que dá resultados. Mesmo com a Libertadores, ele decidiu não poupar titulares no Brasileirão. Os seus principais concorrentes oscilam demais e não têm a mesma qualidade no elenco. O Palmeiras, com Mano Menezes, é o único que lhe pode fazer frente."
"O Palmeiras pode salvar aqui o ano" - Guilherme Amaro, jornalista d'"O Estado de São Paulo"
"O Flamengo investiu alto, montou um bom elenco e encontrou em Jesus um treinador capaz de conduzir bem os jogadores. É o principal favorito. O Palmeiras também chega forte e tem aqui a chance de salvar o ano. Quem corre por fora é o Santos, com um investimento menor, mas ainda a oscilar bastante. O Corinthians deve contentar-se em disputar uma vaga na Libertadores."
11292698
"Jesus tira o melhor dos jogadores" - Cristiano Martins, jornalista do "Hoje"
"Jesus afinou logo a parte ofensiva e tem conseguido extrair o melhor de cada jogador. Antes, a equipa não resultava bem, mas ele conseguiu pôr a engrenagem a funcionar. O Brasileirão é dinâmico e tudo muda muito, mas o cenário parece bastante favorável ao Flamengo. No Palmeiras, o Mano pode demorar até conseguir pôr a equipa a render, enquanto o Flamengo está superembalado."
"Fla e Palmeiras têm plantéis mais fortes" - Leonardo Santos, jornalista da Fox Sports
"Historicamente, o Brasileirão é um dos torneios nacionais mais equilibrados do planeta. No início da competição sempre há, no mínimo, uns cinco candidatos ao título. Este ano, porém, a corrida está um pouco mais restrita. Fla e Palmeiras possuem plantéis mais fortes e por isso são os maiores candidatos. Santos e Corinthians também estão na parte de cima da tabela, mas não os vejo com forças para brigar até ao fim."