Abel Xavier numa entrevista exclusiva na edição deste domingo a O JOGO.
Corpo do artigo
Abel Xavier não tem dúvidas de que Jorge Jesus terá sucesso no Flamengo. Considera ainda natural a desconfiança dos brasileiros em relação à qualidade de um treinador estrangeiro.
Como é visto o treinador português em Moçambique?
-Em mercados com défice de construção e sistematização de treino, penso que o treinador português é determinante.
Entretanto, Jorge Jesus emigrou para o Brasil para treinar o Flamengo, um mercado pouco habitual para os técnicos portugueses...
-Antes de mais elogio o lado desafiador e a grande coragem de Jesus. Definiu como objetivo estar num campeonato difícil e competitivo. Há sempre resistência, mas Jesus é acima da média, muito capacitado, muito rigoroso. Com Jesus, o Brasil será um mercado que vai compreender melhor a qualidade do treinador português.
Mesmo não havendo um grande historial com treinadores portugueses?
-Temos de perceber sempre a história dos países e a cultura futebolística. É normal que haja resistência à entrada de outros treinadores no Brasil, mas acontecerá à semelhança de outros países, como, por exemplo, a Inglaterra, onde tinham uma mentalidade muito nacionalista e o crescimento da Premier League acabou por ser feito com a entrada de treinadores estrangeiros; joguei em Inglaterra e sei bem do que falo. Obviamente, com isto, não tiro valor ao treinador brasileiro.
11158217