Jorge Jesus: "As 34 vitórias que conquistei foram no campeonato saudita, não foram no Luxemburgo"
Jorge Jesus, treinador do Al Nassr, participou esta quinta-feira no Portugal Football Summit
Corpo do artigo
As 34 vitórias consecutivas que acumulou ao serviço do Al Hilal convenceram Cristiano Ronaldo a recrutá-lo para o Al Nassr? "É um campeonato que Portugal tende a desvalorizar. No campeonato saudita está uma grande fatia dos melhores jogadores do mundo, existem grandes treinadores, estádios fabulosos com uma relva ótima. Falamos de uma liga que é transmitida para 150 países do mundo, todas as jornadas. As grandes vedetas, como Cristiano Ronaldo, Benzema e Neymar deram uma projeção muito grande ao campeonato saudita. As 34 vitórias que conquistei foram no campeonato saudita, não foram no Luxemburgo. Nesse ano, o Al Hilal ganhou tudo, foi campeão sem derrotas, e a equipa com mais golos."
Como tem sido a adaptação a trabalhar com Cristiano Ronaldo? "Conhecemos o Cristiano como jogador, ouvimos falar muita coisa dele, mas não temos um conhecimento profundo. Só para perceberem um bocadinho, o Cristiano, com 40 anos, é o segundo jogador mais rápido da minha equipa, o terceiro jogador com mais piques acima de 25km/h, é uma coisa fora do normal fisicamente. Como pessoa, além do futebol, é um homem muito inteligente, não é só saber jogar futebol, sabe muito além do futebol."
Cristiano Ronaldo puxa mais por si, ou o Jorge Jesus puxa mais por Cristiano? "Ele tem um objetivo. Ele é um jogador que conhece o corpo dele. Quando estamos a fazer algum exercício de maior intensidade nos treinos, ele diz-me que está no limite, e eu conheço-o. O GPS permite-me, também, fazer o controlo individual do treino. Ele é um jogador que raramente se lesiona, sabe controlar a vida dele fora do futebol, e a família dele. Não têm noção do que este homem faz, eu também não tinha, mas agora tenho. Ele é uma bandeira de Portugal, as pessoas não saem de onde ele está, não são dez ou vinte, são centenas de pessoas. Os grandes fãs dele estão todos na faixa até aos 30 anos, tudo muito jovem."
Até quando pensa que Ronaldo vai jogar? "Não sei, mas ele tem como objetivo, calculo eu, chegar aos mil golos. Se fizermos um somatório, faltam-lhe 50 e poucos. Para ele bater os mil golos, tem de jogar este ano e outro."