
Coronavírus com implicações também no futebol
Guillermo Arias/AFP
Em causa partidas da terceira jornada da zona oeste.
Corpo do artigo
As partidas da terceira jornada da zona oeste da Liga dos Campeões da Ásia foram todas adiadas, devido à epidemia do novo coronavírus Covid-19, anunciou a Confederação Asiática de Futebol (AFC).
"Todas as partidas da zona oeste relativas à terceira jornada da fase de grupos foram adiadas", anunciou a AFC, depois de negociações de emergência em Doha, no Qatar, e no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Esta decisão afeta diretamente os jogos de três equipas lideradas por treinadores portugueses, os sauditas Al Nassr, de Rui Vitória, e Al Taawon, de Vítor Campelos, e o Al Ain, de Pedro Emanuel, dos EAU. "Solicitámos a cooperação das associações nacionais para a elaboração de um plano de emergência que permita disputar estas partidas antes dos oitavos de final", informou a AFC.
Na semana passada, a AFC já tinha suspendido os jogos da zona este da Liga dos Campeões asiáticos, que é composta por países como a China, a Coreia do Sul e o Japão, que têm todas suas competições internas suspensas por causa do novo coronavírus.
11900906
Paralelamente, as eliminatórias que estão agendadas para este mês relativas às qualificações da zona asiática para o Campeonato do Mundo de 2022 e para o Campeonato da Ásia de 2023 também podem vir a ser adiadas, tendo a matéria sido já objeto de discussões entre a AFC e a FIFA.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.600 mortos e 105 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.
