Jogo da Liga Conferência investigado por suspeitas de viciação de resultados
Em causa está a vitória do Ballkani sobre o Dínamo de Zagreb (2-0), na fase de grupos da prova
Corpo do artigo
O Ministério Público (MP) de Pristina, capital do Kosovo, está a investigar suspeitas de viciação de resultados na partida entre o Ballkani e o Dínamo de Zagreb (2-0) do dia 5 de outubro de 2023, relativa à segunda jornada da fase de grupos desta edição da Liga Conferência.
Em declarações à imprensa local, Laureta Ulaj, porta-voz do MP de Pristina, confirmou a abertura de uma investigação sobre este tema, também assente no facto de o atual vice-líder croata, habitual participante nas provas europeias, ter sido visto como um claro favorito na partida, tanto que venceu o segundo jogo com o Ballkani, em Zagreb, por 3-0.
Em reação, o emblema kosovar reagiu com surpresa à investigação e pediu para que seja tratada com o máximo de seriedade, de forma que não se menospreze injustamente o feito conseguido pela formação, que ocupa o segundo lugar no campeonato local.
“Estão a tentar limpar o pó da histórica vitória conseguida contra o grande Dínamo, num jogo que captou a atenção da imprensa europeia e mundial devido ao grande sucesso da nossa equipa. Apelamos a todas as instâncias do poder judicial, ao Ministério Público e ao Tribunal, aos investigadores e aos jornalistas, para que abordem seriamente este tema e esclareçam todos os detalhes possíveis ao público. Temos de assumir responsabilidade, porque não podemos permitir que se manche o nome do nosso clube, do nosso trabalho e do nosso suor”, pode ler-se.
Apesar de não serem conhecidos mais detalhes sobre a investigação, vale referir que o encontro em questão ficou marcado por uma exibição muito pobre de Dogdan Mykhaylichenko, ucraniano que foi o lateral esquerdo titular do Dínamo de Zagreb, tendo ficado ligado aos dois golos do Ballkani.
Nos dias seguintes ao jogo, o defesa foi muito criticado pelo seu treinador, Sergej Jakirovic, que o acusou de “estar com a mente noutro lugar” e queixou-se de tê-lo visto “a falar ao telemóvel em roupa interior” no balneário, numa altura em que o resto da equipa estava “destroçada”.
Mykhaylichenko acabou mesmo por não voltar a jogar pelo emblema croata, regressando em janeiro ao seu país pela porta do Polissya.