Luca Manolache, de 19 anos, jogava na segunda divisão do futebol da Roménia
Corpo do artigo
Luca Manolache, jogador do Metaloglobus Bucareste, atual terceiro classificado da segunda divisão romena, faleceu no dia 28 de fevereiro. Na autópsia consta que o jovem morreu sufocado no próprio ácido estomacal. Depois de ter uma hemorragia interna e vomitar grandes quantidades de sangue, o corpo começou a reagir negativamente com o ácido estomacal, o que fez com que o jovem moresse sufocado.
Ana Maria Manolache, mãe do jogador, relatou à imprensa local que o médio de 19 anos começou a sentir-se mal e a sua irmã chamou a ambulância. No caminho para o hospital, Luca telefonou à mãe e questionou: “Mãe, não consigo mais. Acha que estou a morrer?” Depois deste telefonema, e quando estava a caminho do hospital, Ana foi informada que o seu filho faleceu.
A família revela que o jogador tinha problemas de saúde desde o verão passado. Depois de passar vários meses a ser consultado por médicos, ninguém foi capaz de diagnosticar a causa do mal-estar. Depois de falecer, os médicos informaram que as circunstâncias da morte eram extremamente raras e a doença permanece misteriosa.
Luca Manolache atuava como médio mas não jogava desde agosto de 2024 pelo clube. O seu treinador acreditava que ele não estava a preparar-se de forma adequada mas quando os sintomas pioraram e o jovem teve mesmo de sair a meio de um jogo por ter perdido a visão, percebeu-se que sofria de uma condição prolongada e a sua saúde obrigou-o a parar de jogar. Sofria de fadiga prolongada, tonturas e calafrios. O seu último jogo foi pela seleção sub-18 da Roménia num jogo contra Portugal, no dia 12 de outubro, que acabou com vitória da seleção portuguesa (3-1).
O clube prestou a sua homenagem ao jovem: “A família Metaloglobus está devastada pela morte repentina e inesperada do nosso jovem companheiro de equipa e amigo, Luca Manolache. Estamos chocados e profundamente entristecidos com esta perda trágica. O seu amor pelo futebol e o seu sorriso trouxeram felicidade em campo. A sua última aparição com a camisola do Metaloglobus foi no dia 24 de agosto de 2024 na partida com o Afumati. Após o jogo com o Afumati, o jogador acusou um estado de fadiga durante o treino, o que fez com que a equipa técnica o impedisse de treinar e recomendasse investigações médicas detalhadas. Sinceras condolências à família enlutada, toda a família Metaloglobus está com vocês neste momento.”
Na formação, Manolache representou o Steua Bucareste, que também enviou condolências: “O FCSB, infelizmente, anuncia a morte do ex-jogador Lucas Manolache, aos 19 anos. O clube envia as suas condolências à família afetada por essa tragédia.”