Tom Lockyer, jogador do Luton, colapsou em campo e o encontro em casa do Bournemouth foi interrompido ao minuto 65.
Corpo do artigo
Tom Lockyer, jogador do Luton, colapsou em campo e o encontro em casa do Bournemouth foi interrompido. Jogadores regressaram pouco depois aos balneários, mas o jogo da Premier League acabou mesmo por não ser reatado.
"A nossa equipa médica confirmou que Tom Lockyer sofreu uma paragem cardíaca no campo, mas estava consciente no momento em que foi retirado de maca", referiu o Luton, em comunicado.
"O jogador recebeu tratamento adicional dentro do estádio, pelo qual agradecemos novamente às equipas médicas de ambos os clubes. Tom foi transferido para o hospital, onde, podemos tranquilizar os adeptos,ele está estável e ã realizar mais exames com a sua família ao seu lado", explicou ainda o clube inglês.
Recorde-se que Tom Lockyer passou por uma cirurgia cardíaca em junho para resolver um problema que o levou a desmaiar durante a vitória de Luton na final do play-off em Wembley.
O jovem de 28 anos tinha fibrilação atrial, uma condição que é descrito como causando “uma frequência cardíaca irregular e muitas vezes anormalmente rápida”.
Tom Lockyer, capitão do Luton, caiu inanimado no relvado do Vitality Stadium, onde o seu clube defrontava o Bournemouth, e o árbitro da partida decidiu suspender o jogo, da Liga inglesa de futebol.
Aos 59 minutos de jogo, o jogador, de 29 anos, teve um colapso e foi assistido durante vários minutos no terreno, para depois ser retirado e encaminhado para o hospital.
Lockyer caiu no relvado sem nenhum jogador perto dele, com os futebolistas a darem-se conta quase de imediato da situação e a pedir assistência rápida. O 'manager' do Luton também correu de imediato para o local.
Perante a gravidade da situação e com as duas equipas já a sair do terreno de jogo, o árbitro, Simon Hooper, decidiu suspender a partida aos 65 minutos, quando o resultado estava 1-1.
"Os nossos pensamentos estão com Tom Lockyer e com todos os jogadores que estiveram envolvidos no jogo de hoje", viria a escrever mais tarde a Premier League.
Segundo relatos citados pela BBC, o jogador estava consciente quando foi retirado do campo.
“Estamos todos a rezar pelo nosso capitão Tom Lockyer, que está a responder e foi transportado para o hospital. Neste momento, não sabemos exatamente o que aconteceu e quais serão os próximos passos, mas agradecemos ao Bournemouth e ao staff médico de ambas as equipas pela sua resposta imediata, que foi absolutamente fantástica”, salientou o Luton, numa publicação na rede social X.
No mesmo texto, o clube explica que os jogadores de ambas as equipas não estavam em condições de continuar o jogo depois do episódio que testemunharam.
Lockyer, defesa central e internacional pelo País de Gales, já tinha estado no foco de uma situação análoga em maio, na final do ‘play-off’ da segunda divisão ('Championship') que o Luton disputou com o Coventry, em Wembley.
Na ocasião, foi para o hospital, para testes complementares, e acabou por ser tratado a um problema cardíaco, mais tarde.
No jogo, Elijah Adebayo adiantou o Luton aos três minutos. No minuto 58, pouco antes do colapso do capitão do Luton, Dominik Solanke fez o empate.