Em conferência de imprensa, Kirian Rodríguez, de 28 anos, anunciou que vai ter de pausar novamente a carreira durante os próximos seis meses, devido a uma recaída da doença
Corpo do artigo
Kirian Rodríguez, médio-ofensivo espanhol, de 28 anos, que alinha pelo Las Palmas, anunciou esta quinta-feira que vai ter de parar novamente a carreira durante os próximos seis meses, devido a ter sofrido uma recaída de um cancro (linfoma de Hodgkin) que tinha vencido há cerca de dois anos.
Surgindo sozinho em conferência de imprensa por decisão sua, o médio, que cumpriu toda a carreira no emblema insular, explicou que recebeu a notícia após várias consultas médicas no mês passado, mas mostrou-se muito otimista, esperando poder regressar aos relvados na próxima temporada.
“Comunicaram-me ontem que tive uma recaída do cancro, volto a ter a doença, tenho de parar outros seis meses e passar por tratamento de quimioterapia. Queria ser eu a dizê-lo. Tenho de voltar a parar e de voltar a lutar contra esta doença. Espero ver-vos em 2025/26. Estou 100% convencido de que será na primeira divisão”, explicou o jogador do atual 15.º classificado da LaLiga.
“Primeiro, quero agradecer ao clube e a todas as pessoas que me apoiaram em todos os momentos. Segundo, agradecer ao corpo técnico e aos jogadores, que respeitaram a minha decisão de não estarem aqui, porque acredito que eles têm de estar focados no importante, que é o jogo de sábado. Terceiro, perdão por chamar-vos [jornalistas] e não deixar que façam perguntas. Com o que gostam daquilo que é mórbido, não era o momento para perguntas. Se, por uma segunda vez, não foi respeitada a privacidade de uma pessoa, não podia permitir perguntas. Creio que sou bastante transparente”, atirou ainda, criticando a forma como a sua situação já tinha sido revelada por alguma imprensa espanhola, na quinta-feira.
“O que vou comentar, muitos já saberão, porque a notícia saiu ontem. Eu faço consultas de rotina desde que tive o cancro, a cada seis meses. No início de janeiro, fiz uma analítica e, com o passar do tempo, a hematóloga ficava com um pouco de preocupação, vendo que os valores não estavam a ser os adequados. Fiz outro tipo de testes, como uma biopsia, e muitos de vocês já o sabem, porque hoje em dia, até os enfermeiros não têm o respeito de manter a informação dentro de um hospital. A hematóloga comunicou-me ontem que o cancro recaiu e queria ser o primeiro a dizê-lo e quais foram os motivos. Muitíssimo obrigado e voltaremos a ver-nos muito em breve”, concluiu.
Kirian Rodríguez levava 22 jogos disputados na presente época, nos quais fez três assistências, e era o terceiro jogador mais utilizado pelo treinador Diego Martínez. De acordo com o jornal Marca, até chegou a despertar o interesse do Bétis. Agora, o futebol volta a passar para segundo plano na sua vida.