Alioune Mané, avançado senegalês de 22 anos, sofreu uma crise de ansiedade após ser alvo de racismo, sendo hospitalizado
Corpo do artigo
Alioune Mané, avançado que alinha na equipa B do Deportivo, foi alvo de insultos racistas no final de um jogo com o Rayo Cantabria (derrota por 0-1) no fim de semana, na quarta divisão de Espanha, acabando mesmo por ser hospitalizado devido a uma crise de ansiedade.
De acordo com a ata de arbitragem, o avançado senegalês, de 22 anos, recebeu insultos racistas por parte de um jogador do adversário durante uma confusão após o apito final, sendo que esses insultos apenas foram testemunhados pelo delegado de jogo.
“No momento em que ocorre este facto, tanto eu como os meus assistentes encontrávamo-nos dentro do terreno de jogo, a gerir a confrontação, e não chegámos a ouvir nenhum insulto nem nenhuma expressão de índole racista”, escreveu o árbitro.
Após esse momento, o médico do Desportivo B comunicou que Mané começou a apresentar “um quadro de ansiedade agudo, fruto do incidente racista, e foi transportado para um centro hospitalar para receber atenção médica”.
O emblema da Corunha já repudiou este episódio racista através de comunicado, no qual transmite todo o seu apoio ao futebolista e garante que procurará levar os responsáveis à justiça.
Leia a mensagem na íntegra:
“O RC Deportivo expressa a sua mais firme condenação do ato de racismo de que foi vítima o nosso jogador Mané durante o jogo disputado pela equipa secundária contra o Rayo Cantabria. Este tipo de comportamento é absolutamente inaceitável e não tem lugar no futebol, nem no desporto em geral, nem na sociedade.
O RC Deportivo é um clube firmemente comprometido com a inclusão, o respeito e a diversidade, e não tolerará qualquer manifestação de intolerância. Continuaremos a lutar com todos os meios ao nosso alcance para erradicar estes atos de ódio dentro e fora do campo de jogo. O Clube tomará todas as medidas necessárias para garantir que incidentes deste tipo não se repitam.
Desde o início, o RC Deportivo transmitiu a Mané todo o nosso apoio e solidariedade neste momento difícil.
Da mesma forma, o RC Deportivo quer deixar claro que levará este incidente ao mais alto nível das instituições competentes e não cessará até que os responsáveis sejam punidos de forma exemplar”.