Jogador do Bragantino continua em estado grave, mas foi confirmada atividade cerebral
Boletim médico confirma funcionamento do cérebro de Pedro Severino. O estado de saúde do jovem avançado do Red Bull Bragantino, no entanto, ainda é grave
Corpo do artigo
Esta sexta-feira foi divulgado o novo boletim médico do Hospital da Unimed onde se encontra agora Pedro Severino e há sinais de funcionamento do cérebro, o que faz ter esperança na recuperação. Ainda assim, o caso é grave. “O paciente segue em cuidados médicos na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Ribeirão Preto, onde passa por uma série de exames de imagem e monitoramento das suas funções cerebrais. Esclarecemos que o paciente apresenta reflexos que correspondem à presença de funcionamento do cérebro. A gravidade do traumatismo craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipa médica. Portanto, o caso segue estável, porém grave. [O hospital] permane focado no atendimento de alta complexidade ao paciente e seguirá ao longo desta sexta-feira a fazer avaliações contínuas, além de estar diretamente empenhada na prestação de todo apoio familiar necessário”, lê-se no comunicado daquele hospital.
O protocolo para verificar morte cerebral que havia sido iniciado na última terça-feira foi interrompido no dia seguinte, porque o jogador teve um reflexo, uma tosse, o que significa que tem atividade cerebral. O protocolo de morte encefálica não foi reaberto, entretanto.
Em entrevista à EPTV, afiliada da Rede Globo, João Costa, médio do Botafogo-SP, falou sobre a sua amizade com o jogador: “Quem convive com ele no dia a dia sabe do caráter e da disciplina que o Pedro tem e o quanto ele é dedicado ao sonho dele. Cheguei ao Botafogo com 14 anos, por coincidência no mesmo momento que ele chegou e criamos uma amizade e agora no profissional jogamos alguns jogos juntos.”
“É um menino que já nos deu muitas alegrias e eu acho que, no momento, é a hora de nós retribuirmos tudo o que ele fez por nós, tudo o que o pai [Lucas Severino, ex-jogador da seleção brasileira] dele fez por nós”, comentou Enzo Andrade, adepto da pantera.
O presidente da Fiel Força Tricolor, principal claque do Botafogo, também comentou a situação: “É um momento difícil para toda a gente, para toda a nação botafoguense. Todo mundo que tem a sua fé, independente da sua religião, nós pedimos que faça uma oração por ele. É importante até para o Botafogo, para unirmos toda a nação novamente, então focamos na vida deste menino, para que essa união total da torcida faça dar certo.”
Pedro Severino e Pedro Castro foram vitimas de um acidente na última terça-feira, quando o condutor que os levava de Ribeirão Preto (SP) até Atibaia (SP), onde fica o centro de treinos do Bragantino, adormeceu ao volante e acabou por colidir com um camião.
Recorde-se que Severino tinha sido emprestado ao Bragantino pelo Botafogo-SP há cerca de uma semana.