O médio do Mónaco pode fazer esta segunda-feira a 108ª partida pelas Quinas, ficando ainda mais perto dos que o precedem no "top 5": Fernando Couto (110 jogos) e Nani (112).
Corpo do artigo
João Moutinho é, indiscutivelmente, uma mais-valia em relação ao capital de experiência que acrescenta à Seleção Nacional, até porque, no grupo que vai à Rússia, o médio do Mónaco o é o mais internacional a seguir a Cristiano Ronaldo. Perspetiva-se mesmo que, no decorrer desta prova, o jogador possa entrar no "top 3" dos mais internacionais de sempre com a camisola principal das Quinas.
Moutinho tem 107 jogos pela seleção principal, o que significa que está a três partidas de igualar Fernando Couto no quarto lugar da lista dos mais internacionais e a cinco de atingir as 112 de Nani, que neste momento é terceiro, mas está fora do Mundial... Mais distantes ficam Luís Figo, que é segundo na história da equipa, com 127 partidas e, principalmente, Cristiano Ronaldo, com 149 embates.
Esta cifra (149) é exatamente, também, o número de internacionalizações de João Moutinho, se forem contabilizados todos os escalões de formação da Seleção. Um número superior a Nani e a Couto, que não tinham feito tantos encontros na formação. O médio do Mónaco poderá, portanto, chegar a um total de 150 jogos já esta segunda-feira, uma vez que, mesmo não sendo titular, poderá ganhar minutos, tendo em conta as seis substituições ao alcance do selecionador.
Atualmente com 31 anos, e já na lista dos 300 jogadores mais internacionais de sempre a nível mundial da história (ocupa a posição 280), o médio do Mónaco tem ainda muito tempo para consolidar esta sua importante posição em termos históricos. Numa época em que renovou contrato com o Mónaco por mais duas temporadas (até junho de 2020), o atleta fez 44 partidas pela turma francesa, o que significa que, desde 2005/06, fez sempre mais de 30 partidas oficiais por temporada pelo clube que representou. Foram 13 épocas no total, constatando-se ainda que, de entre elas, apenas em duas não fez mais de 40 jogos.
Jogadores com mais internacionalizações:
1º - Cristiano Ronaldo, 149
2º - Figo, 127
3º - Nani, 112
4º - Fernando Couto, 110
5º - João Moutinho, 107
6º - Bruno Alves, 95
7º - Rui Costa, 94
8º - Pepe, 92
9º - Ricardo Carvalho, 89
10º - Pauleta, 88