João Félix e a primeira noite no FC Porto: "Liguei ao meu pai a chorar..."
Antes de rumar ao Benfica, o avançado português esteve na academia dos dragões, dos 11 aos 15 anos
Corpo do artigo
João Félix foi o mais recente convidado do podcast “Geração 90”, do jornal Expresso, onde abordou sobre a sua passagem pela academia do FC Porto, entre os 11 e 15 anos, que antecedeu a sua mudança e posterior “explosão” no Benfica, de onde saiu em 2019 para o Atlético de Madrid, por um valor recorde de 127 milhões de euros, jogando desde o verão passado no Chelsea.
Desde logo, o avançado de 25 anos, internacional português em 45 ocasiões, admitiu que deixar a sua casa em Viseu pela academia dos dragões em tão tenra idade não foi nada fácil, tanto que, na sua primeira noite na Invicta, ligou ao pai para o ir buscar.
"Liguei-lhe a chorar, pedi para me tirar dali e para me ir buscar. Tinha saudades dos meus pais, do meu irmão... Ele disse-me que se me fosse buscar naquele dia não me voltava a levar e que eu sabia que ia ser difícil. Ele disse que ia sempre custar um bocadinho e que haverá sempre momentos em baixo, em que teria de me levantar. E eu percebi que se quisesse continuar a jogar no Porto não podia vir embora, então disse-lhe para não me vir buscar. Desde aí, nunca mais tive o sentimento de que não conseguia. Quando és mais novo, passas tempo em casa com os pais e queres sair, mas quando sais pela primeira vez é assustador e foi esse clique que me deu”, recordou.
Quatro anos depois, Félix explicou que deixou o FC Porto porque “só queria jogar”, tendo surgido nessa altura a oportunidade de reforçar a academia do rival Benfica, no Seixal, onde acompanhou o irmão Hugo nessa mudança.
Garantindo que nunca sentiu "pressão" pelas expetativas que gerou desde cedo, João Félix assumiu ainda que chegou a ver-se como “intocável” na sua carreira, mas não agora: “Tenho medo de falhar comigo, de me desiludir a mim mesmo. Sei bem o que quero, sei bem o que tenho de fazer para o conseguir, o meu único medo é, por alguma razão, desencaminhar-me desse caminho”, explicou.