João Cancelo deixa recado ao futebol português: "Tem de se jogar dentro de campo"

João Cancelo
LUSA
Declarações de João Cancelo em conferência de imprensa de antevisão aos jogos República da Irlanda-Portugal e Portugal-Arménia, marcados para quinta-feira (19h45) e domingo (14h00), respetivamente, e relativos à última dupla jornada de qualificação para o Mundial'2026
Corpo do artigo
Leia também "Vou-te rebentar todo": o que diz o relatório de Gustavo Correia sobre Mário Branco
Portugal tem 11 golos nesta fase de qualificação e 10 são de jogadores da Arábia Saudita. Como vê esse momento dos jogadores que como você jogam nesse campeonato? Concorda com as palavras de Ronaldo de que a liga saudita estaria nas cinco melhores da Europa? "Isso é pergunta complicada. Em relação aos golos marcados, é bom sinal, de que cada vez vai mais qualidade para a Arábia, sinto que num ano melhorou bastante o nível das equipas. O objetivo do país é melhorar o nível do campeonato, eles têm tudo para que isso aconteça. Não joguei na liga francesa, a Premier league continua a ser a melhor do mundo, a LaLiga é muito forte, o campeonato italiano está a voltar ao de antes, a liga alemã também é de nível muito alto. Não sei se está no top-5, mas está mais alto a cada ano que passa."
É dos que mais sente a Seleção, a cantar o hino e a festejar os golos. Sente mais agora que no início? "Sim. Engloba tudo um pouco de representar a Seleção. Era o meu sonho, cumpro um pouco o sonho dos meus amigos que jogavam comigo na rua da casa dos meus avós... Sinto que a seleção vem dos meus antepassados, dos meus avós, pais, amigos. O Sentimento é à volta disso."
Triste com clima que se vive no futebol português? "Não fico contente, obviamente, tem de se jogar dentro de campo e às vezes às pessoas abstraem-se um pouco e acham que o que está fora do campo é que interessa. Devemos desfrutar mais do futebol dentro do campo porque o futebol é muito bonito para que as pessoas vejam mais a parte de fora de campo do que o que se faz dentro."
Voltou de lesão com assistência. Sente-se em forma? "Em forma não, sinto-me muito em forma. Treino há semanas, sinto-me muito bem. Tenho adversidades, também é da idade. Estou a tentar ter métodos para que não volte a acontecer, para ajudar o meu clube e sobretudo a Seleção."
Em jogos oficiais, Portugal nunca venceu na Irlanda, isso dá motivação extra? "Não sabia, que seja já quinta-feira e que acabemos já com essa maldição."

