Vasco da Gama e Flamengo jogam este sábado, às 23h00 portuguesas, em Brasília. O jogo que promete parar o Brasil coloca frente a frente Vanderlei Luxemburgo e Jorge Jesus num curioso duelo dos opostos.
Corpo do artigo
Deslocado para Brasília, bem longe de um Rio de Janeiro que ferve à elevada temperatura de uma rivalidade de mais de cem anos que, curiosamente, começou no remo, o clássico entre Vasco da Gama e Flamengo é o ponto alto da 15ª jornada do Brasileirão.
Este sábado, a partir das 23h00 portuguesas, o país promete parar para assistir ao embate entre rubro-negros e cruz-maltinos, mas também entre duas velhas raposas do futebol: Vanderlei Luxemburgo e Jorge Jesus. Antigo jogador do Flamengo, clube do qual é adepto assumido, o treinador brasileiro vai sentar-se no banco do "inimigo", enquanto o português vai cometer um ato de "traição" ao comandar as tropas que vão opor-se ao Vasco da Gama, clube do coração da comunidade lusa no Brasil. Este duelo dos opostos é apenas o ponto de partida para apresentar duas grandes figuras donas de um interminável folclore à sua volta.
JORGE JESUS (Treinador do Flamengo)
Idade: 65 anos
- Carreira como jogador
Nascido na Amadora, filho de Virgolino Jesus, ex-jogador do Sporting, Jorge foi um médio de boa técnica e posicionamento, mas com carreira modesta. Completou a formação no Sporting, onde fez uma só temporada de sénior. Defendeu depois 13 clubes como profissional, iniciando atividade como técnico em 1989, no Amora.
- Carreira como treinador
O Flamengo é o seu 14º clube como técnico, numa carreira feita a pulso. Intuitivo e autodidata, desde cedo foi encarado como arrojado no plano tático e ousado no discurso. Jesus, contudo, só aos 55 anos chegou a um clube de topo (Benfica), tendo impacto e sucesso imediatos. Campeão na Luz, causou sensação ao rejeitar uma mudança para uma liga melhor, assinando pelo Sporting de Bruno de Carvalho, passando a ser dos treinadores mais bem pagos na Europa - tinha um salário de 4M€ brutos/ano. O cruzar da Segunda Circular provocou ondas de choque, reacendendo como há muito não se via a rivalidade dos grandes da capital. O Benfica acabou por rir mais no final, mas a passagem de JJ revitalizou o orgulho verde e branco. Tudo acabou da pior forma, com a invasão a Alcochete, na qual o técnico foi também vítima de agressões. A relação com o então presidente Bruno de Carvalho deteriorou-se inexoravelmente, até que ambos, de formas diferentes, ambos saíram de Alvalade e sem o título de campeão sonhado por JJ, que tem a ambição de treinar o FC Porto e, assim, orientar os três grandes. Seguiu-se curta aventura no Al-Hilal e, agora, o desafio no Flamengo.
- Estilo
Homem muito apegado à família e admirador confesso de Johan Cruyff tem vindo a surpreender pela postura vulcânica no banco e no treino... que não era conhecida no Brasil. Tem-se como um criador, é duro no comando dos jogadores e de um exigência milimétrica no treino. É muitas vezes acusado de excessos nas manifestações e maneirismos, assim como de egocentrismo e uso duvidoso da língua portuguesa. Há uma coleção vasta de frases suas que entrou para o anedotário do futebol nacional.
- Esta época
Leva nove jogos no Flamengo, com quatro vitórias, e ocupa o terceiro lugar do Brasileirão. Logrou o acesso aos "quartos" da Libertadores, mas ainda divide muitas opiniões junto da crítica local, que o recebeu num misto de curiosidade e desconfiança.
VANDERLEI LUXEMBURO (Treinador do Vasco da Gama)
Idade: 67 anos
- Carreira como jogador
O carioca defesa esquerdo. Dividiu a formação entre Botafogo e Flamengo, o seu clube do coração. Foi profissional durante oito anos, jogando no Flamengo (1972 a 1977), Internacional (1978) e Botagofo (1979-80). Foi tricampeão carioca pelo Fla, mas viveu na sombra de Júnior, o maior lateral-esquerdo brasileiro da sua geração. Um problema no joelho acabou com a carreira de Vanderlei quando estava no Botafogo.
- Carreira como treinador
Luxa senta-se no banco há 39 anos e comanda equipas há 36. Começou muito jovem como adjunto de António Lopes no Campo Grande, onde se estreou como técnico principal em 1983. coadjuvou António Lopes no Vasco em 1982, pelo que, na verdade, é a sua segunda passagem por São Januário. Começou a fazer furor no Bragantino, um clube modesto do Estado de São Paulo, pelo qual foi sensacional campeão estadual e campeão da Série B do Brasileirão. Seguiu depois para o Palmeiras, que iniciava a parceria com a Parmalat e vinha de 17 anos sem ganhar títulos. Quebrou o jejum e depois passou triunfalmente por Santos e Corinthians agté chegar à Seleção. Rivelino considerava-o "o mais competente treinador do Brasil". Porém, Luxa teve problemas com o fisco brasileiro e, mesmo após vencer a Copa América, foi despedido do escrete ao falhar nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000 - foi eliminado pelos Camarões nos quartos de final. Em 2004, foi contratado pelo Real Madrid, mas saiu de Espanha sem glória nem títulos. De regresso ao Brasil, o "Professor" treinou mais alguns dos 23 clubes que leva na carreira e, em 2019, chegou ao Vasco com 30 títulos na carreira, cinco deles no Brasileirão, o que o torna no maior vencedor da história da competição.
- Estilo
Fora dos relvados, Luxa acumula as atividades de Youtuber e de empresário do ramo da destilaria com a de treinador. Polémico e sem papas na língua, o brasileiro não foge de uma boa polémica: Em 1995 deixou o Flamengo por discordar dos privilégios concecidos a Romário e teve ações em tribunal contra os ex-pupilos Edmundo e Marcelinho Carioca. É flamenguista confesso, mas, nas suas passagens pelos rivais, fez sempre questão de separar a paixão do profissionalismo: "Sou flamenguista, mas quero dar porrada neles!", disse quando treinava o tricolor carioca. Antes de chegar ao Vasco, Vanderlei passou um ano a estudar para, disse, "adaptar-se ao futebol moderno", e, em São Januário tem envidado todos os esforços para seduzir os desconfiados adeptos cruz-maltinos.
VXFebFcM6Rs
- Esta época
Está a fazer um trabalho aceitável de recuperação no Vasco da Gama, com 4 vitórias, 4 empates e duas derrotas em 10 jogos, todos pelo Brasileirão, onde é o 15º classificado.