
.
AFP
Liga japonesa vai aproximar-se dos principais campeonatos europeus
Leia também FC Porto faz participação contra Ricardo Costa e PSP já tem as imagens
O Japão vai reformular o formato do seu campeonato, aproximando-se do calendário das principais ligas europeias. Ora, a Federação Japonesa de Futebol anunciou que a principal competição irá ter início em agosto, acabando em maio ou junho, ao contrário do que acontecia até aqui, em que durava de fevereiro até ao início de dezembro. O mercado de transferências irá assim coincidir com o da maioria das ligas da Europa.
Para estes meses sem competição, a Federação daquele país criou um novo torneio [J1 100 Year Vision League] com regras especiais: na primeira fase, em que 20 equipas estão divididas em dois grupos e que terá 18 jornadas, um jogo não poderá terminar empatado (caso se verifique a igualdade no fim dos 90 minutos, haverá desempate por grandes penalidades, sendo que o vencedor somará um ponto e o derrotado um). Depois, os primeiros classificados das duas zonas defrontam-se numa eliminatória a duas mãos, sendo que quem vencer será o campeão e garante um lugar na Champions asiática.
As restantes posições serão definidas pelo mesmo método (segundo contra segundo, terceiro contra terceiro) e, nesta fase, caso exista empate, há prolongamento de 30 minutos e grandes penalidades, como habitual.

