Jankauskas deixa um alerta para a Seleção Nacional: "A bola salta de uma forma diferente"
Antigo jogador do Benfica, FC Porto e Belenenses e ex-selecionador da Lituânia defende que Portugal terá "dificuldades de adaptação ao sintético onde se realizará o jogo desta terça-feira.
Corpo do artigo
O antigo avançado Edgaras Jankauskas, que representou Benfica, FC Porto e Belenenses, afirmou que Portugal é "o grande favorito" a vencer na terça-feira a Lituânia, no apuramento para o Euro'2020, embora vá enfrentar "algumas dificuldades" por causa do relvado sintético em Vilnius.
"Os jogadores portugueses não estão habituados a este tipo de relvado. A bola salta de uma forma diferente, a própria forma de correr é diferente. Por isso, acho que Portugal se vai deparar com algumas dificuldades, sobretudo na parte inicial do jogo, em que terá de se adaptar", defendeu Jankauskas.
Em conversa com os jornalistas em Vilnius, junto ao LFF stadionas, que será o palco do encontro do Grupo B de qualificação para o próximo Europeu, o ex-avançado considerou que existe uma "diferença enorme" entre os jogadores de Portugal e Lituânia.
"Por isso, Portugal é o grande favorito, mas isso não quer dizer que consiga ganhar de uma forma fácil. Sei que os jogadores da Lituânia vão dar o máximo e todos querem fazer algo frente a Portugal", referiu o antigo jogador de Benfica, FC Porto e Belenenses.
Com 44 anos, Jankauskas foi selecionador da Lituânia entre 2016 e 2018 e continua a ser uma das maiores figuras de sempre do futebol do seu país. Prova disso é a fotografia colocada em grande plano na entrada para a sede da federação lituana, que tem as suas instalações montadas precisamente no estádio.
Jankauskas chegou a Portugal em 2001/02 para representar o Benfica, por empréstimo da Real Sociedad, mas foi nas duas épocas seguintes que deu mais nas vistas, ao serviço do FC Porto. O ex-avançado regressou a solo luso em 2007/08, mas acabou por ter uma passagem fugaz pelo Belenenses.