Inter continua vitorioso, City goleia e Brugge dificulta vida ao Barcelona com bis português

Carlos Forbs bisou
AFP
Barcelona resgatou um empate (3-3) diante dos belgas, com Carlos Forbs em destaque.
Corpo do artigo
Leia também José Mourinho: "Para domingo, digo já um jogador que vai jogar..."
O Inter Milão manteve-se, esta quarta-feira, 100% vitorioso na Liga dos Campeões, numa quarta jornada em que o Manchester City goleou e o Benfica voltou a perder, precisando agora de um milagre para seguir em frente.
O Inter, vice-campeão europeu, juntou-se a Arsenal e Bayern Munique no grupo de líderes e equipas que só sabem vencer na competição, com um triunfo esperado, mas magro, sobre o Kairat, por 2-1.
Já o Manchester City, com três portugueses em campo, bateu em casa o Borussia Dortmund, por 4-1, enquanto o Benfica acabou batido na Luz pelo Bayer Leverkusen (1-0), no pior registo de sempre de José Mourinho na Champions em mais de duas décadas de carreira.
Pior que os encarnados na edição 2025/26 da fase de liga só mesmo o Ajax, outro histórico, derrotado em casa pelo Galatasaray (3-0), somando também zero pontos como os lisboetas, mas com uma diferença de golos de 14 sofridos para apenas um marcado.
O FC Barcelona também teve uma noite difícil na Bélgica, mas acabou por salvar um empate perante o Club Brugge (3-3).
Em noite de poupanças, o Inter acabou por fazer o suficiente para bater o Kairat, que contou com os portugueses Luís Mata e Jorginho a titulares, e que chegou a assustar o gigante italiano na segunda parte.
Em cima do intervalo, aos 45 minutos, o argentino Lautaro Martínez fez o 1-0 para o Inter, mas o Kairat "gelou" o Giuseppe Meazza quando refez a igualdade aos 55, pelo israelita Arad.
O brasileiro Carlos Augusto voltou a dar a vantagem aos italianos, aos 67 minutos, com o Inter a manter-se totalmente vitorioso e em boa posição para seguir diretamente para os oitavos de final.
Atrás do trio de líderes, com 10 pontos, segue agora o Manchester City, que despachou o Dortmund com um bis de Foden, aos 22 e 57 minutos, com Haaland, aos 29, a igualar Kane e Mbappé no topo da lista dos melhores marcadores com cinco golos.
Cherki, aos 90+1 minutos, fechou a goleada, numa partida em que Matheus Nunes foi titular nos citizens, enquanto Bernardo Silva e Rúben Dias foram lançados na segunda parte.
Do lado do Borussia, que sofreu a primeira derrota e leva sete pontos, Fábio Silva entrou nos minutos finais, já depois de Anton ter feito o golo dos germânicos, aos 72.
Em Lisboa, o Benfica somou a quarta derrota, depois dos desaires com Qarabag (3-2), Chelsea (1-0) e Newcastle (3-0), com um golo do internacional checo Patrik Schick, aos 65 minutos, que fixou o primeiro triunfo do Bayer Leverkusen na Champions, em que soma agora cinco pontos.
Vencedor da prova com FC Porto e o Inter Milão, Mourinho igualou o pior registo da sua carreira na mais importante prova europeia - já tinha sofrido três derrotas seguidas com o Tottenham -, mas leva zero golos marcados (os dois foram ainda com Bruno Lage) e cinco sofridos.
Para seguir em frente, o Benfica tem agora que vencer na próxima ronda o Ajax, nos Países Baixos, para ainda ter alguma esperança, e depois sonhar com triunfos frente a emblemas como Nápoles, campeão italiano, Juventus e Real Madrid, este último recordista de conquistas da prova (15).
Já o Ajax sofreu uma derrota pesada em casa com o Galatasaray, com o nigeriano Victor Osimhen a assinar um hat-trick, numa campanha em que os turcos já levam nove pontos e estão em posição de apuramento direto.
Na Bélgica, o FC Barcelona sofreu, e muito, perante o Club Brugge, e devido a uma noite inspirada do luso Carlos Forbs, que assinou um "bis" (17 e 63 minutos) já depois de assistir Tresoldi, aos seis.
Ferran Torres (oito minutos), Yamal (61) e Tzolis (77, na própria baliza) salvaram os catalães do desaire, com os belgas ainda a festejarem nos descontos o que seria o tento da vitória, num lance que acabou com muita polémica anulado pelo VAR.
Depois do desaire em Lisboa com o Sporting, o Marselha voltou a perder, desta vez em casa com a Atalanta (1-0), enquanto o Newcastle repetiu a "receita" em St. James' Park, desta vez perante o Athletic Bilbau (2-0), resultado que deixa o ingleses também com nove pontos.

