Líder da segunda divisão de Espanha com medida polémica
Corpo do artigo
O consumo de "pipas", ou sementes de girassol, é um hábito e uma tradição em Espanha, pelo que não deixa de ser surpreendente a decisão anunciada pelo Elche de proibir a sua venda e consumo no estádio, com efeitos imediatos.
O líder da segunda divisão espanhola justifica a decisão com questões de higiene e de limpeza do estádio, assim como de sustentabilidade e de proteção da estrutura.
"O consumo generalizado de pipas durante os jogos criou um problema estrutural nos últimos anos: as cascas entopem os esgotos e as canalizações; danificam os assentos e afetam a pintura e os acabamentos de várias superfícies; aumentam significativamente os custos de limpeza e manutenção; atraem pragas como ratos e pombos; e, sobretudo, põem em risco a salubridade das bancadas. Apesar dos esforços constantes das equipas de limpeza do clube, é inviável a remoção total dos resíduos após cada jogo. As cascas contribuem igualmente para a erosão do betão no solo e para a acumulação de detritos em zonas de difícil acesso", informou o clube.