Inglaterra chega ao jogo mil: os números da história que começou há 147 anos
A seleção inglesa cumpre esta terça-feira, frente a Montenegro, o milésimo encontro da sua história. Recorde alguns dos números marcantes.
Corpo do artigo
Foi há 147 anos, a 30 de novembro de 1872, que a seleção inglesa realizou o primeiro jogo do seu historial: foi frente à vizinha Escócia, em Glasgow, e terminou como começou, com um 0-0 no marcador.
Assistiram à partida cerca de quatro mil espectadores e a reportagem do encontro surgiu na edição de 2 de dezembro do Manchester Guardian, resumida em 124 palavras.
Desde então, a equipa dos três leões somou 998 jogos e, esta terça-feira, em Wembley, terá pela frente um encontro histórico, o milésimo, com Montenegro como adversário.
Inglaterra soma 568 vitórias, 241 empates e 190 derrotas nos 999 jogos que realizou, sendo o resultado mais comum o empate, 1-1. A percentagem de triunfos é de 57 por cento, segundo os dados da BBC e o auge surgiu em 1966, quando, a jogar em casa, os ingleses conquistaram o campeonato do Mundo ao baterem a Alemanha por 4-2, no Estádio de Wembley.
Em termos de internacionalizações, há a destacar os 125 jogos do guarda-redes Peter Shilton, seguido de Wayne Rooney, com 120 - é o melhor marcador de sempre, com 53 golos, e David Beckham a fechar o pódio, com 115. Há um outro dado curioso: o Tottenham é o clube que mais internacionais "cedeu" à seleção de Inglaterra em 147 anos de históri - foram 78. Seguem-se Liverpool e Aston Villa, ambos com 74.
Esta terça-feira, Wembley volta a ser o palco para mais um dia histórico dos "três leões": o milésimo jogo, a contar para a fase de qualificação para o Euro'2020.