Jovem central falou, em conferência de imprensa, antes do treino deste sábado
Corpo do artigo
Exibições alvo de críticas: "Receber criticas sobre vitórias é sempre diferente. Cada pessoa está no direito de dizer o que quer. Temos quatro pontos, estamos na liderança e isso são bons indicadores. Há aspetos a melhorar, mal da equipa que não quiser melhorar, mas dada a dificuldade que tem sido a prova para qualquer equipa estamos no bom caminho. Temos um jogo decisivo e temos de continuar a evoluir."
Expectativas estão a corresponder? "Sim. É para mim um sonho que virou realidade estar aqui. Agora é seguir por mais. Está a ser uma experiência muito enriquecedora, partilhar com jogadores experientes e rotulados é tão mais enriquecedora. O caminho vai curto e queremos percorrer caminho longo."
Não jogar incomoda-o? "Este tipo de competições implica um espírito diferente. Não se trata de jogar ou não. É estar aqui por Portugal, para ajudar, respeitar decisões do mister, ronto para trabalhar, focado em ajudar toda a equipa."
Abordagem do jogo com o Irão. "Vamos abordar o jogo querendo ganhar. É a nossa grande fórmula. Já vimos jogos do Irão e a conclusão e que não há jogos fáceis no Mundial. Temos de entrar com tudo para conquistar objetivo. Temos de estar no nosso máximo."
Ansiedade de jogadores mais jovens? "Esse fator existe, inevitavelmente. Somos campeões da Europa e queremos ir o mais longe possível. É relativo esse fator. São jogadores com qualidade e todos têm mesmo objetivo. Por vezes coisas não saem como queremos, mas o campeonato passa por isso, por vezes começar menos bem e ir crescendo, ganhar confiança ao longo dos jogos."
Vivência com Cristiano Ronaldo: "Está a ser uma experiência enriquecedora partilhar o balneário com todos. Vem o exemplo de Ronaldo todos os dias é uma aprendizagem, com ele e com todos. Felizmente estou a ter esta oportunidade. Há que aprender o máximo com esta oportunidade."
Um jogo importante para o Irão: "Cada seleção tem a sua ambição. Eles querem fazer história e isso aumenta a nossa dificuldade. Não há jogos fáceis, temos de entrar com mentalidade muito forte e fazer tudo para ganhar o jogo."
Prestações de Ronaldo nos dois primeiros jogos: "No treino é jogador com muita qualidade, cria-nos mais dificuldades, mas no treino temos de fazer o nosso trabalho. Tem sido jogador muito importante, mas cada jogador tem a sua particularidade. Só o melhor de todos nos pode levar ao que queremos. Para chegarmos ao nosso objetivo temos de ter isso."
Porque está a custar às Seleções mais fortes ganhar às mais pequenas. "É um Mundial. É um sonho para muitos jogadores, ambição é imensa para todos. O futebol tem evoluído bastante. Há cada vez menos jogos fáceis. Todos os jogos são disputados até ao ultimo segundo."