Primeiro-ministro polaco diz que campeonato deve regressar no final de maio.
Corpo do artigo
O campeonato polaco de futebol, suspenso devido à pandemia da covid-19, deverá regressar no final de maio, com jogos sem a presença de público, anunciou o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki.
"Temos um plano preciso para o primeiro jogo da 'Ekstraklasa' [liga profissional de futebol na Polónia], que poderá acontecer em final de maio", disse o governante, após reunir com os ministros dos desportos e da saúde e com as entidades organizadoras.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
No país, os futebolistas têm estado em isolamento, mas podem retomar os treinos, mediante regras sanitárias muito rigorosas.
Em relação ao desporto, Morawiecki anunciou igualmente o regresso do speedwaY, desporto motorizado muito popular na Polónia, com a primeira corrida em 12 de junho e sem público, e a abertura de dois centros de treino, para atletas olímpicos.
Os campos desportivos também serão abertos a partir de 4 de maio, com limite a seis atletas, e os jogos de ténis em recinto aberto estão também autorizados.
A Liga de futebol da Polónia conta com vários futebolistas portugueses, entre os quais Luís Rocha, André Martins e Salvador Agra (Légia Varsóvia), Tiago Aves (Piast Gliwice), Pedro Tiba (Lech Poznan), Rafael Lopes (Cracóvia), Tomás Podstawski (Lech Poznan), Ricardo Guima (Lodzki), ou Zé Gomes e Flávio Paixão (Lechia Gdansk).
O campeonato, que é liderado pelo Légia Varsóvia, foi interrompido devido à pandemia do novo coronavírus após a 26.ª jornada, no fim de semana de 7 e 8 de março.