Há mais de uma década que Espanha não vê um Clássico sem Ronaldo nem... Messi
O Barcelona recebe o Real Madrid na próxima jornada da liga espanhola
Corpo do artigo
Foi a 23 de dezembro de 2007, em Camp Nou, que se viu o último grande Clássico espanhol, entre Barcelona e Real Madrid. Num jogo em que os merengues venceram por 0-1, graças a um golo de Júlio Baptista, não alinhou Ronaldo, que ainda estava no Manchester United, mas também Messi ficou de fora, que na altura ainda não era uma figura de primeira linha no Barcelona onde as estrelas eram Ronaldinho, Deco, Eto'o ou Thierry Henry. Do lado do Real alinhavam Casillas, Pepe, Sergio Ramos, Raúl, Van Nistelrooy, Robinho e Arjen Robben, entre outros.
No próximo domingo, 28 de outubro, a história vai repetir-se. Ronaldo, agora na Juventus, não vai participar no Clássico de Barcelona, mas Messi também vai ficar de fora, depois de ter partido o braço no jogo frente ao Sevilha, deste sábado.
De resto, nos últimos 11 anos, pelo menos sempre um deles, Cristiano Ronaldo ou Messi, participaram no duelo entre Real e Barcelona, fosse na liga espanhola, Taça do Real, supertaça ou até na Liga dos Campeões O argentino fez 35 jogos, com 22 golos marcados, enquanto o português, que apenas chegou a Madrid em 2009, fez 30 jogos, com 18 golos apontados frente ao rival da Catalunha.